Saiba o que é previsão de demanda e como a tecnologia pode ajudar

previsão de demanda

Bola de cristal, cartas, astrologia. Calma, não é preciso acreditar em nenhuma dessas coisas quando o assunto é acertar na previsibilidade empresarial.  Enquanto na vida comum a ideia de prever o futuro parece algo místico, nos negócios essa possibilidade já é um caminho segmentado. Para isso é preciso, claro, as ferramentas adequadas – e que nada tem a ver com adivinhação, mas sim estratégia.

A importância da previsão de demanda para as empresas

As Service Providers, em português prestadoras de serviços, dispõem de muitos elementos online para atender às demandas do consumidor. Foram vários os benefícios que a internet trouxe para os negócios, mas um em específico ficou ainda mais fácil com a transformação digital: o mapeamento dos desejos e necessidades dos consumidores. A previsão de demanda, por exemplo, é feita a partir do suporte da tecnologia, em que o comportamento do consumidor se torna um referencial para as próximas tomadas de decisão das empresas, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos.

Por exemplo: como teria sido o dia do consumidor se a sua empresa oferecesse ao cliente, via e-mail, um desconto exclusivo no produto que ele tem buscado? Ou se, durante a Black Friday, os itens mais acessados no site estivessem mais baratos? Ou se a sua empresa preparasse o estoque correto de acordo com as previsões para aquele período? Quais insights a sua empresa selecionou após o mês do consumidor? A inteligência de dados não só pode como deve estar a favor dos objetivos da empresa. Estreitar os laços com os clientes não é só estar atento ao que eles necessitam na hora, mas se adiantar às necessidades. É a mesma lógica da cibersegurança: mais do que resolver os problemas que surgirem, o ideal é prevenir o aparecimento dessas falhas.

Previsão de demanda e análise de mercado

Mais do que o comportamento do consumidor, a previsão de demanda é abrangente, indo da antecipação de variáveis do mercado como um todo, à análise de estimativas que garantem um planejamento mais estratégico, tático e operacional. Isso pode ser feito a partir de métricas! Aliás, o caminho da previsão de demanda passa pela definição dos objetivos da análise, a metodologia aplicada para os fins, a coleta de dados a ser estudada e, por fim, a interpretação desses resultados. Depois, é só aplicar! A tecnologia a favor das empresas é um recurso que precisa sempre estar disponível.

A análise de mercado também envolve a consideração de fatores externos, como mudanças econômicas, novas regulamentações, e tendências emergentes no setor. Utilizar ferramentas de análise preditiva pode ajudar a identificar oportunidades de crescimento e áreas de risco, permitindo que as empresas façam ajustes proativos em suas estratégias.

Como a Faiston pode ajudar com soluções em tecnologia

A Faiston garante a integração para a transformação digital que as empresas precisam: Big Data para coleta, análise, gestão de dados e tratamento de incidentes a partir do Avantdata, uma plataforma capaz de eliminar a complexidade e reduzir o custo para utilizar e integrar várias ferramentas diferentes de monitoramento e gestão de serviços. Ainda conta com soluções em Cloud, helpdesk, atendimento em TI 24h, e Managed Security Services. Ferramentas e serviços inovadores para garantir que os objetivos sejam alcançados com agilidade, segurança e bom relacionamento em todos os períodos do ano!

Além disso, a Faiston oferece consultoria especializada para ajudar as empresas a desenvolver e implementar suas estratégias de TI, garantindo que estejam alinhadas com os objetivos de negócios e preparados para futuros desafios. As soluções integradas da Faiston permitem uma abordagem holística da tecnologia, onde todos os aspectos da TI são considerados e otimizados para proporcionar o máximo valor.