Porque o Outsourcing de TI no Varejo é uma estratégia vencedora

Outsourcing de TI no Varejo 

Será que esse é o momento para investir e abrir o seu ponto comercial, aproveitando as vantagens do Outsourcing de TI no Varejo, já que o desempenho do setor vem surpreendendo os analistas econômicos, com um crescimento nos dois primeiros meses de 2024 acima do esperado? 

Levando em consideração os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a resposta é positiva: o setor de Varejo registrou crescimento de 1% em fevereiro de 2024 ante janeiro, na série com ajuste sazonal, um resultado bem melhor do que o esperado por analistas, que projetavam de um recuo de 2% até uma alta de 0,3%. Confirmando o cenário positivo, esse é nono avanço seguido. 

Então, qual seria a melhor estratégia para montar a sua loja, começando do zero? Você deve se concentrar em selecionar o mix de produtos, encontrar a melhor localização e avaliar o layout. 

O seu foco deve estar no cliente e, para montar a infraestrutura que vai criar uma experiência única, a melhor estratégia é contar com um serviço de Outsourcing de TI no Varejo, com um parceiro capaz de entender o seu negócio e apresentar as melhores soluções. 

Como o Outsourcing de TI no Varejo otimiza as operações na loja 

Já se foram os dias em que os varejistas podiam lidar com suas necessidades de TI por conta própria ou contratar um amigo ou membro da família com experiência em tecnologia para criar, por exemplo, um site ou definir qual a melhor solução para os processos administrativos e de relacionamento com o cliente.  

A forte concorrência, o crescimento do e-commerce e a procura por soluções omnicanal significam que no momento de instalar uma nova loja, é preciso contar com equipes de Outsourcing de TI no Varejo que tenham a expertise para encontrar os melhores sistemas e aplicações. 

Assim, você pode criar uma estratégia abrangente alinhada ao seu negócio. Seu parceiro de Outsourcing de TI no Varejo com o entendimento pleno do seu nicho de mercado, vai identificar quais são as melhores soluções para atingir seus objetivos, integradas em um sistema POS (Point of Sales), ou PDV (Ponto de Venda), flexível e que ofereça uma visão 360º do cliente, controle de estoque, gestão de processos administrativos e financeiros, e o gerenciamento de todos os principais elementos de negócios. 

Os atuais sistemas POS fazem mais do que processar transações de clientes, embora essa continue sendo uma capacidade crítica. Composto por softwares que processam compras, integrados a hardwares, como telas, impressoras de recibos e leitores de código de barras, quando baseados em Cloud, permitem que atualizações e manutenção sejam mais ágeis e têm um menor investimento inicial. E o seu gerenciamento pode ser realizado pelo provedor de Outsourcing de TI no Varejo, agilizando ainda mais as operações. 

Os sistemas POS agora oferecem versões mobile e se integram a plataformas de comércio eletrônico, extraindo informações de um único banco de dados para inventário, preços e registros de clientes. 

Confira outros benefícios: 

  • Reduz o tempo gasto com tarefas gerenciais 
  • Automatiza tarefas 
  • Centraliza operações e análises 
  • Monitora despesas 
  • Garante informações seguras 
  • Melhora a experiência do cliente 
  • Personaliza o relacionamento com o cliente 
  • Integra diversos modelos de pagamento 
  • Permite o melhor gerenciamento de promoções 
  • Fornece dados precisos e em tempo real 
  • Rastreia o feedback do cliente 
  • Permite uma melhor gestão de funcionários 
  • Oferece ferramentas de chat ao vivo 
  • Melhora a imagem da empresa 

Quais são os benefícios do Outsourcing de TI no Varejo? 

Não existem dois negócios de Varejo que sejam iguais, então faz sentido que cada empresa tenha seus próprios motivos para adotar o modelo de terceirização em diversas áreas. Mas todos os lojistas podem perceber os seguintes benefícios com a adoção do Outsourcing de TI no Varejo. 

Custos reduzidos: De acordo com um estudo global sobre outsourcing da consultoria Deloitte, a maioria das empresas opta por terceirizar serviços de TI ou de outras áreas de suas operações para cortar custos. Esta é uma grande vantagem para lojistas que precisam reduzir despesas gerais ou simplesmente querem parar de gastar dinheiro com despesas desnecessárias. Executar seus serviços de TI internamente é caro, tanto por conta dos recursos humanos necessários para gerir os sistemas como, também, por conta de possíveis falhas no plano de investimento em hardware e software. Sem a orientação de experts, a empresa pode chegar à conclusão de que investiu em programas ou equipamentos que não atendem as suas demandas, não são necessários ou estão desatualizados. 

Maior eficiência: Já está mais do que comprovado que a terceirização de tarefas repetitivas com a adoção, por exemplo, de Serviços de RPA, ou a de processos especializados com a oferta de Serviços e Soluções para End User, melhora a qualidade e a eficiência. A estreita parceria e colaboração entre as equipes terceirizadas e as internas também é um aspecto que contribui muito para a eficiência dos serviços.  

Suporte 24 /7: uma forte presença online é uma obrigação para os varejistas, o que, por sua vez, cria a necessidade de fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia. Embora operar um time interno 24 horas por dia, 7 dias por semana possa ser logística ou financeiramente impraticável, o Outsourcing de TI no Varejo permite ter atendimentos interno e externo que vão garantir a continuidade do contato e desempenhar um papel significativo no reforço do serviço ao cliente. 

Se essa é a sua primeira experiência com o modelo de Outsourcing de TI no Varejo, podem surgir dúvidas, mas pense no seu provedor de Serviços Gerenciados de TI como um parceiro. Na Faiston, queremos colaborar com sua equipe e aprimorar seu processo de TI e proporcionar uma melhor experiência tanto para funcionários internos quanto para consumidores. Vamos entregar as mais inovadoras ferramentas tecnológicas, reduzir os seus custos e aumentar a receita, ao mesmo tempo que seus colaboradores passam a ter mais tempo para cuidarem do que mais importa no Varejo: a conquista e fidelização do cliente. 

Começar um negócio exige muito trabalho e dedicação, mas é incrivelmente gratificante. Mas pode ter certeza de que, com um eficiente parceiro de Outsourcing de TI no Varejo, você estará um passo mais perto de alcançar o sucesso que almeja. 

Entre em contato com Faiston e vamos implementar o seu negócio de Varejo.