O papel da tecnologia na agenda ESG

Telecom e mercado pós pandemia

A tecnologia a favor do desenvolvimento sustentável é a grande aliada tanto das empresas quanto do planeta. Pensando nisso, adaptar o modelo de negócio para as práticas ESG, sigla em inglês para environmental (meio ambiente), social (social) e governance (governança) é uma das principais ações a serem tomadas pelos gestores.

O papel da tecnologia nesse cenário é de promover a eficiência e isso pode ser feito de várias maneiras. Uma delas, bem no começo do processo, é aplicar a redução do consumo de determinados insumos, pensar na redução de riscos ambientais e priorizar modelos mais sustentáveis. Onde a tecnologia entra? A partir do armazenamento em nuvem, permitindo o gerenciamento online com menos máquinas, por exemplo, isso sem contar as adequações para home office. Mais adiante, podemos pensar a produção de relatórios levando em consideração estratégias ESG: entra no escopo da empresa utilizar métricas para medir o quanto a empresa está alinhada com o ESG e como pode melhorar.

Assim, empresas de tecnologia que se aproximam das práticas ESG, além de estarem de acordo com as demandas atuais, tem uma vantagem: podem contribuir – e muito – para que outras empresas também estejam alinhadas com as medidas. Isso porque garantem melhor integração do time a partir de mecanismos como ERP e cloud, tornam mais eficiente o dia a dia da empresa (contribuindo para a parte social) e garantem tanto aprimorar a prevenção quanto desenhar melhores estratégias que considerem o bem-estar do time, o cuidado com o meio ambiente e políticas organizacionais mais inclusivas, levando em consideração a transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa, sem deixar de lado o ganho financeiro. E não é moda passageira: de acordo com uma pesquisa da Global Sustainable Investment Alliance, os investimentos responsáveis movimentam grande valores! A tecnologia, portanto, ajuda a acelerar a transformação ESG das empresas, trazendo, também, benefícios como diminuição de falhas e riscos jurídicos e maior consciência do time para um futuro melhor tanto internamente, no ambiente corporativo, quanto externamente,  sobre o tipo de entrega que a empresa fornece a seus consumidores, aprimorando os indicadores ambientais, sociais e econômicos.

Como a Faiston pode ajudar

Nosso portfólio se conecta com a jornada dos nossos clientes, considerando a contribuição e o impacto para a empresa, colaboradores e ambiente tecnológico. Nós da Faiston buscamos deixar os serviços de nossos clientes mais disponíveis, melhorar processos, trabalhando para aumentar a eficiência operacional. Disponibilizamos as melhores práticas de tecnologia para que a sua empresa se mantenha sempre atualizada, indo além dos SLAs, melhorando continuamente os serviços prestados, seja na experiência do usuário interno, seja na do usuário externo, na redução de custos e no crescimento da empresa. Com isso, podemos desenvolver soluções flexíveis e customizadas, adaptáveis às necessidades de cada negócio e de cada segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *