Como acelerar a transformação digital na indústria?

transformação digital na indústria

Que a transformação digital na indústria tem tudo a ver com tecnologia, não existe dúvida sobre isso. Mas a grande questão é nem tudo gira em torno de hardwares e softwares. É preciso adotar uma visão holística sobre essa jornada.

Para sobreviver e prosperar em um mundo incerto e em rápida mudança, as organizações precisam inovar rapidamente, acompanhar as mudanças tecnológicas, obter maior resiliência, reduzir custos e ganhar produtividade. Estas estão entre as principais razões pelas quais os líderes estão investindo na transformação digital na indústria.

No entanto, incorporar sistemas e soluções digitais ao negócio nem sempre é simples. Por isso, é precisa ter uma estratégia para garantir uma jornada digital bem-sucedida.

Analistas da Deloitte indicam que um negócio capaz de vencer desafios no século XXI é, de forma geral, um negócio digitalizado, o que impulsiona a busca de inúmeras organizações pela transformação digital na indústria.

Mas por que tantos processos de transformação digital na indústria fracassam em entregar um valor mensurável? Por que é tão difícil lidar com mudanças multidisciplinares? Ou, até mesmo, criar uma estratégia que se adapte às evoluções tecnológicas e diretrizes internas das empresas?

A criação de uma linguagem interconectada e única para a transformação digital pode ser a resposta para alcançar vantagem e adaptabilidade. Embora muitas organizações tenham uma estratégia de digitalização, falta uma linguagem única para definir marcos alinhados a todos os setores, o que dificulta a transformação digital na indústria e a abordagem de oportunidades e riscos relacionados.

Muitas empresas, inclusive, já estão criando o cargo de Diretor de Estratégia Digital, com a missão de otimizar eficazmente as iniciativas que envolvem tecnologia, colaborando com vários departamentos para alinhar os esforços digitais com os objetivos organizacionais gerais, melhorar a experiência do usuário e supervisionar projetos de transformação digital na indústria.

Pilares do sucesso da transformação digital na indústria

Existem três principais considerações para elaborar um roadmap de transformação digital na indústria bem-sucedido, que pode acelerar o sucesso e estabelecer a estrutura para a inovação contínua:

  1. Objetivos

A transformação digital na indústria precisa ser planejada com foco em objetivos, caso contrário, as empresas correm o risco de criar atritos durante a jornada. As estratégias devem pormenorizar o cronograma e marcos do projeto, quais tecnologias serão modernizadas, quais processos serão otimizados e como será realizado esse processo, bem como informações sobre as novas tecnologias que serão implementadas. Também é essencial que o roadmap detalhe como a integração entre todos os marcos irá alimentar a próxima onda de inovação.

  1. Agilidade e escalabilidade

No atual ambiente disruptivo, os recursos da nuvem permitem que as empresas avancem na velocidade de seus mercados. A migração para a nuvem oferece maior padronização, automação e escalabilidade, ao mesmo tempo em que permite que as operações ganhem muito mais agilidade. No entanto, é fundamental compreender que a nuvem não é apenas um data center terceirizado, mas sim uma plataforma de negócios escalável. A transformação digital na indústria não apenas atualiza uma empresa com inovadoras soluções e sistemas, mas também torna muito mais fácil para uma organização agregar novos recursos à infraestrutura legada.

  1. Resiliência

A resiliência é importante quando se considera o fortalecimento dos sistemas existentes e a concepção de novos processos para o sucesso a longo prazo. Num mundo perfeito, estas tecnologias deveriam ser a provas de falhas. No entanto, quando isso não for possível, as empresas devem ser capazes de detectar o problema em tempo real, responder rapidamente e garantir que os clientes enfrentem o mínimo de atrito com monitoramento 24/7 e demais serviços de infraestrutura de TI.

A importância da cultura inovadora

Incentivar uma cultura inovadora, eliminar silos e alavancar parcerias são fundamentais para uma transformação digital na indústria capaz de gerar valor, criando oportunidades para o negócio impulsionar a produtividade e a eficiência, melhorar a forma como as equipes trabalham e ultrapassar os concorrentes, tudo visando proporcionar experiências novas e melhoradas aos clientes, com novos modelos operacionais.

Para confirmar o valor da transformação digital na indústria, analistas do Gartner indicam a implementação de um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para medir o progresso da jornada, com métricas que possam ser facilmente comprovadas. Para eles, “o valor de uma métrica reside na sua capacidade de influenciar a tomada de decisões de negócios. Assim, você melhorará sua capacidade de sucesso e descreverá esse êxito para seus principais stakeholders”.

Segundo o Gartner, as melhores métricas são aquelas que:

  • Têm uma relação causal claramente definida e defensável com um resultado comercial
  • Funcionam como um indicador de liderança
  • Abordam um público específico e definido
  • Podem ser entendidas por um público que não é de TI

Além disso, a orquestração de uma plataforma requer competências especializadas, apoio executivo dos mais altos níveis por conta dos investimentos necessários, um forte modelo competitivo (incluindo pontos-chave de controle estratégico) convincente para atrair o cliente final e outros atores do ecossistema.

Para implementar uma eficiente jornada de transformação digital na indústria é necessário contar com uma nova geração de líderes e decisores para impulsionar o progresso, capazes de disseminar uma cultura de inovação que apoie a adoção de inovadoras tecnologias, que deve ser compartilhada em toda a empresa com uma eficiente estratégia de comunicação. Só assim os colaboradores de todos os níveis hierárquicos irão compreender melhor como essas ferramentas podem ajudar a melhorar o desempenho individual e coletivo.

Entre em contato com a Faiston e saiba como iniciar a jornada de transformação digital na indústria com segurança e garanta maior produtividade e competitividade.