A importância do cabeamento estruturado para sistemas de segurança

cabeamento estruturado para sistemas de segurança

A implementação de um eficiente cabeamento estruturado para sistemas de segurança é fundamental para manter a disponibilidade e funcionalidades de câmeras de vigilância, sistemas de controle de acessos e de detecção de intrusão, entre outros componentes de segurança.

Um sistema de cabeamento estruturado para sistemas de segurança meticulosamente projetado garante a transmissão ininterrupta de dados e aprimora a funcionalidade desses componentes, proporcionando às empresas uma cobertura abrangente.

Mas antes de projetar um sistema de cabeamento estruturado para sistemas de segurança, é essencial avaliar e planejar minuciosamente as necessidades de cabeamento da sua organização. Isto envolve considerar fatores como os requisitos de rede atuais e futuros, o layout físico da instalação e os tipos de dispositivos que serão conectados.

E cada vez mais as organizações entendem os benefícios de contar com um modelo de cabeamento estruturado e, globalmente, o mercado deve alcançar US$ 20,38 bilhões até 2030, ante US$ 12,26 bilhões em 2023, segundo a Exactitude Consultancy.

Melhor gestão e escalabilidade

Atualmente, os equipamentos de vigilância de muitas empresas e grandes corporações estão conectados, em sua maioria, a redes de cabeamento estruturado para sistemas de segurança, já que a conexão via cabo é altamente segura e eficiente, formando uma rede.

Os sistemas de cabeamento estruturado organizam as redes em subsistemas, o que fornece uma estrutura lógica que melhora a capacidade de gerenciamento.

Com um design consistente, os sistemas de cabeamento estruturado para sistemas de segurança oferecem pouquíssima margem de erro, especialmente quando projetados e instalados profissionalmente por especialistas em infraestrutura de TI.

Além disso, o cabeamento estruturado oferece flexibilidade e escalabilidade, e pode ser atualizado para acomodar novos requisitos, permitindo a implementação rápida e fácil de novos serviços, fornecendo a infraestrutura essencial necessária para adotar novas tecnologias de segurança.

Com a flexibilidade dos sistemas de cabeamento estruturado para sistemas de segurança, a empresa pode garantir que a eficiência da infraestrutura de vigilância não será prejudicada por uma rede desatualizada.

Cabeamento estruturado também garante a segurança interna

Seu data center/rack/armário é essencialmente o núcleo da sua organização. É onde seus servidores, switches, roteadores estão localizados e cada peça de hardware (computadores, telefones, impressoras, câmeras de segurança) está conectada a eles por vários cabos. Se esses cabos não estiverem bem etiquetados e organizados, é muito difícil saber a que estão conectados.

Também será difícil saber se uma pessoa não autorizada fez alterações na sua rede física. Recomendamos ter fotos de sua rede de cabeamento arquivadas para referência, para que você possa identificar facilmente as alterações e potencialmente identificar por que alguém fez essas alterações. É a maneira mais simples de saber se alguém está adulterando sua rede do ponto de vista físico.

O cabeamento estruturado minimiza vulnerabilidades como adulteração de cabos, acesso não autorizado e violações de dados. Ao implementar práticas de cabeamento seguro, as organizações podem proteger dados de vídeo confidenciais, garantindo confidencialidade e integridade em toda a rede de vigilância.

Além disso, os sistemas de cabeamento estruturado fornecem mais largura de banda do que os cabos mais antigos, permitindo melhor desempenho de rede, transferências de dados mais rápidas, conexões mais confiáveis e tempos de carregamento mais rápidos.

Isso ocorre porque a maioria dos sistemas de cabeamento modernos utiliza cabos de fibra óptica, com alta capacidade e disponibilidade de largura de banda excedente.

Isso é fundamental para garantir que as empresas tenham um Wi-Fi perfeito em todos os momentos. A implementação de cabeamento estruturado que vai até o Ponto de Acesso Wireless garante que qualquer dispositivo de vigilância terá acesso a toda a largura de banda do sistema completo, sem interferência ou perda de desempenho.

Ter uma rede de cabeamento estruturado altamente funcional permite que você e seus funcionários tenham uma conexão confiável com a Internet e agilizem a localização de arquivos de vigilância armazenados em sua rede. Se você já tentou pesquisar um arquivo específico e teve que esperar um longo período para que ele fosse localizado, isso é sinal de problemas no sistema de cabeamento físico.

Mantendo a confiabilidade do cabeamento estruturado para sistemas de segurança

Não importa o tamanho da sua organização, o suporte e a resolução de problemas são importantes. Se sua rede de cabeamento estruturado para sistemas de segurança estiver mal instalada, organizada ou rotulada, a equipe de suporte terá muito mais dificuldade para identificar os problemas, o que pode impactar nos sistemas de vigilância.

Depois que seu sistema de cabeamento estruturado para sistemas de segurança estiver instalado, é fundamental testá-lo e ter políticas de manutenção para garantir alto desempenho e confiabilidade. Considere implementar as seguintes práticas com o apoio do seu provedor de Serviços e Soluções para End User: COLOCAR LINK para nova aba

  1. Realize testes regulares de cabos: Teste regularmente o desempenho de seus cabos usando equipamento apropriado de teste. Isso ajuda a identificar quaisquer problemas, como perda de sinal ou interferência, e permite reparos ou substituições oportunas.
  2. Realize inspeções de rotina: Inspecione a condição física de seus cabos, conectores e equipamentos para identificar quaisquer sinais de desgaste, danos ou corrosão. Resolva imediatamente quaisquer problemas para evitar maior deterioração.
  3. Mantenha o gerenciamento adequado de cabos: Revise e atualize regularmente suas práticas de gerenciamento para garantir que os cabos estejam organizados, etiquetados e protegidos. Isso torna a solução de problemas e a manutenção mais eficientes.
  4. Mantenha a documentação atualizada: Atualize sua documentação sempre que forem feitas alterações ou acréscimos em seu sistema de cabeamento. Isso garante a precisão dos registros e simplifica futuras manutenções e soluções de problemas.

Um sistema de cabeamento estruturado para sistemas de segurança desempenha um papel crucial em qualquer infraestrutura de rede moderna que atenda a sistemas de vigilância, fornecendo a base para a transmissão de sinais de dados, voz e vídeo em toda a organização.

As equipes da Faiston estão prontas para avaliar as suas necessidades e implementar a mais eficiente rede de cabeamento estruturado para sistemas de segurança, com monitoração 24/7 e suporte Field Service, garantindo a integridade dos seus ativos e impedindo acessos indevidos.

Entre em contato e saiba mais sobre a nossa oferta de serviços gerenciados.