Futuro da TI: Tendências que todo gerente de TI precisa conhecer

futuro da TI

As empresas estão correndo para serem mais ágeis, mais colaborativas e para entregar o que os atuais clientes exigem. E o futuro da TI definirá quem vence essa corrida.

E quem está no centro dessa corrida é o gerente de TI, em uma jornada multifacetada que requer uma combinação de conhecimento técnico, habilidades de liderança e visão estratégica sobre como alinhar os objetivos de negócio ao futuro da TI.

Como gerente de TI, você será responsável por supervisionar o departamento de tecnologia da informação de uma organização, garantindo que os sistemas funcionem com eficiência e alinhando as iniciativas de TI com os objetivos de negócios. Esta função exige um profundo conhecimento de tecnologia e do futuro da TI, bem como a capacidade de gerenciar projetos, liderar equipes e comunicar-se de forma eficaz com clientes internos e externos.

A TI é a força motriz por trás da integração e aplicação bem-sucedidas da tecnologia na estratégia, nas operações, usuários e clientes e, também, por criar organizações inovadoras, resilientes, sustentáveis e orientadas por dados. Acompanhar as tendências sobre o futuro da TI oferece aos gerentes da área a capacidade de tomar decisões informadas sobre a adoção de novas ferramentas, melhorar processos e aproveitar oportunidades de crescimento.

O que o futuro da TI nos reserva

Quais são as principais tendências que devem estar no radar dos gerentes de TI? Analistas do Gartner, Microsoft e CESAR indicam quais são as transformações que o futuro da TI nos reserva:

Dataficação

Dataficação é uma tendência do futuro da TI de transformar diversos aspectos de nossa vida em dados posteriormente transformados em informação percebida como uma nova forma de valor. Segundo os cientistas da organização CESAR, essa estratégia visa coletar informações anteriormente invisíveis digitalmente e transformá-las em dados. Estas informações podem ter como fonte os seres humanos, animais e a natureza ou máquinas, objetos, processos e atividades em geral. Após essa conversão, as empresas passam a poder rastreá-los, monitorá-los e otimizá-los, de forma a oferecer novas formas de valor para negócios e para a sociedade.

A previsão é de que a dataficação terá um papel relevante para a tomada de decisões, fornecendo insights sobre o comportamento do cliente, as tendências do mercado e as operações comerciais.

Gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial

A democratização do acesso à Inteligência Artificial, segundo analistas do Gartner, inclui no futuro da TI o modelo de Gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial, já que, sem diretrizes claras, as tecnologias de IA podem gerar rapidamente efeitos negativos que fogem ao controle, encobrindo qualquer desempenho positivo e ganhos para a sociedade.

O Gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial fornece ferramentas para ModelOps, proteção proativa de dados, segurança específica para a IA, monitoramento de modelos (incluindo de desvio de dados, modelo e/ou resultados não intencionais) e controles de risco para entradas e saídas de modelos e aplicativos de terceiros.

O Gartner prevê que até 2026, as empresas que aplicarem controles de Gerenciamento de confiança, risco e segurança da Inteligência Artificial aumentarão a precisão de suas tomadas de decisão, eliminando até 80% de informações ruins ou ilegítimas, aproveitando mais um benefício do futuro da TI.

Computação quântica

A próxima tendência que faz parte do futuro da TI é a computação quântica que, segundo cientistas da nossa parceria Microsoft, mantém a promessa de resolver alguns dos maiores desafios do nosso planeta – nas áreas de meio ambiente, agricultura, saúde, energia, clima, ciência dos materiais e muito mais. Para alguns desses problemas, a computação clássica é cada vez mais desafiada à medida que o tamanho do sistema cresce. Quando projetados para dimensionar, os sistemas quânticos provavelmente terão recursos que excedem os dos supercomputadores mais poderosos de hoje. À medida que a comunidade global de pesquisadores quânticos, cientistas, engenheiros e líderes empresariais colaboram para avançar o ecossistema quântico, o futuro da TI deve confirmar o impacto quântico em todos os setores.

Tecnologia sustentável

A tecnologia sustentável é um conjunto de soluções digitais usadas para promover resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) que apoiam o equilíbrio ecológico de longo prazo e os direitos humanos. O uso de tecnologias como Inteligência Artificial, criptomoedas, a Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem está gerando preocupações sobre o consumo de energia e seus impactos ambientais. Isso torna ainda mais crítico garantir que o uso de TI se torne mais eficiente, circular e sustentável. Inclusive, o Gartner prevê que até 2027, 25% dos gerentes de TI verão sua compensação pessoal ligada ao impacto de sua tecnologia sustentável.

Plataformas industriais em nuvem

As plataformas industriais em nuvem já têm espaço reservado no futuro da TI, porque criam valor para as empresas, oferecendo soluções industriais adaptáveis e relevantes. Eles aceleram significativamente a adoção da nuvem, combinando software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) subjacentes com um conjunto de tecnologias e abordagens inovadoras.

As plataformas industriais em nuvem também permitem que as empresas adaptem rapidamente seus processos e aplicações. Essa abordagem holística, mas modular, para o Gartner, também possibilita alcançar de forma mais fácil e rápida inovações técnicas e comerciais.

Como ter uma equipe preparada para o futuro da TI?

O escopo da equipe de TI não está apenas evoluindo – está passando por uma transformação. Nessa era dinâmica, onde a tecnologia e as necessidades empresariais mais do que nunca estão interligadas, compreender as tendências futuras é fundamental para as empresas que pretendem manter-se à frente da curva.

Confira algumas tendências que desafiam as equipes de TI:

Ascensão contínua do trabalho remoto: as empresas agora estão investindo na construção de políticas robustas de trabalho remoto que enfatizem a produtividade, a colaboração e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Esta mudança não está apenas transformando o ambiente laboral, mas também a forma como trabalhamos, conduzindo a uma força de trabalho mais globalizada. A chave para o sucesso será a integração de equipes interculturais e a utilização de tecnologia para reduzir quaisquer gaps de comunicação.

Diversidade na equipe de TI: diversidade não é apenas uma palavra da moda, é um imperativo comercial. Ter uma força de trabalho de TI diversificada e inclusiva traz uma infinidade de benefícios, desde maior inovação e criatividade até melhor resolução de problemas e tomada de decisões. Além disso, ajuda a atrair e reter os melhores talentos que valorizam a diversidade e desejam trabalhar num ambiente inclusivo. É uma situação em que todos ganham.

Demanda crescente por conjuntos de habilidades de nicho: com as novas tecnologias prometidas pelo futuro da TI, aumenta a procura de competências especializadas. E não são apenas programadores e desenvolvedores, existe um aumento na demanda por especialistas em áreas como ética em IA, privacidade de dados e infraestrutura em nuvem. Manter-se à frente no recrutamento de pessoal de TI significará não apenas identificar essas competências de nicho, mas também compreender a evolução das necessidades de formação e desenvolvimento que as acompanham.

Ênfase nas habilidades interpessoais: a habilidade técnica é uma skill adquirida, mas o foco agora está nas habilidades interpessoais. Num mundo onde a adaptabilidade, a comunicação e o trabalho em equipe são fundamentais, as soft skills estão se tornando diferenciais importantes no processo de contratação.

Você está preparado para superar esses desafios trazidos pelo futuro da TI? Gerentes de TI precisam estar atentos a essas mudanças, implementando infraestruturas resilientes e flexíveis, contando com equipes prontas para enfrentar o novo cenário.

Conte com a Faiston nessa jornada. Entre em contato.