Como a Faiston pode ajudar na sua estratégia de gestão de vulnerabilidades

estratégia de gestão de vulnerabilidades

Contar com uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades é um dos modelos mais eficazes para controlar o risco de segurança cibernética já que, segundo relatório da Allianz Commercial, o volume de ataques vem crescendo, e em 2023, não foi diferente: Casos de sequestros de dados (também conhecido como ransomware) cresceram em 50% apenas no primeiro semestre em relação a 2022, além dos casos de extorsões a empresas, comprovando que muitas ficaram comprometidas devido à falta de patches e configurações incorretas.

A estratégia de gestão de vulnerabilidades busca ajudar as organizações a identificarem os pontos fracos em sua postura de segurança, para que possam ser corrigidos antes de serem explorados por invasores.

A adoção de uma estratégia de gestão de vulnerabilidades nas organizações pode identificar cumulativamente milhares de riscos em cada máquina e milhões de vulnerabilidades em toda a empresa, de acordo com nosso parceiro Cisco. Segundo seus especialistas, quase todos os ativos (95%) contêm pelo menos uma vulnerabilidade altamente explorável.

Os pontos fracos permitem que um invasor injete código malicioso no sistema para iniciar um ataque. A identificação, avaliação, tratamento e comunicação de tais ameaças à segurança cibernética fazem parte da estratégia de gestão de vulnerabilidades, essencial para que as organizações minimizem o risco de um ataque cibernético.

 

Estratégia de gestão de vulnerabilidades oferece camada proativa

 

Para os analistas do Gartner, a estratégia de gestão de vulnerabilidades representa uma camada proativa de segurança e eles apontam uma abordagem estruturada para implementar as melhores práticas:

 

  1. Planejamento
  • Definir o escopo da estratégia de gestão de vulnerabilidades
  • Definir funções e responsabilidades
  • Selecionar métodos e ferramentas de avaliação de vulnerabilidade
  • Criar e refinar políticas e SLAs

 

  1. Avaliação
  • Identificar ativos
  • Verificar vulnerabilidades

 

  1. Priorização
  • Definir a matriz de priorização
  • Utilizar uma ferramenta de gestão de vulnerabilidades baseada em riscos para avançar na priorização

 

  1. Ação
  • Remediar
  • Mitigar
  • Aceitar o risco

 

  1. Reavaliação
  • Validar o sucesso e verificar novamente

 

  1. Melhorias
  • Avaliar métricas
  • Eliminar problemas subjacentes
  • Evoluir processos e SLAs

 

Componentes para uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades

 

O gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades usa uma variedade de ferramentas e soluções para prevenir e enfrentar ameaças cibernéticas. Uma eficiente estratégia de gestão de vulnerabilidades normalmente inclui, entre outros, os seguintes componentes, segundo a nossa parceira Microsoft:

 

Descoberta e inventário de ativos

A TI é responsável por rastrear e manter registros de todos os dispositivos, softwares, servidores e muito mais em todo o ambiente digital da empresa, mas isso pode ser extremamente complexo, pois muitas organizações possuem milhares de ativos em diversos sites. É por isso que os profissionais de TI recorrem a sistemas de gestão de ativos, que fazem parte do escopo da nossa oferta de Serviços e Soluções para End User (COLOCAR link para nova aba), que ajudam a fornecer visibilidade sobre quais ativos uma empresa possui, onde estão localizados e como estão sendo usados.

Verificadores de vulnerabilidade

Os scanners de vulnerabilidade geralmente funcionam conduzindo uma série de testes em sistemas e redes, procurando pontos fracos ou falhas comuns. Esses testes podem incluir a tentativa de explorar vulnerabilidades conhecidas, ter acesso a senhas ou contas de usuário padrão ou simplesmente tentar obter acesso a áreas restritas.

Gerenciamento de patches

A gestão de atualização é uma ferramenta que ajuda as organizações a manterem seus sistemas de computador atualizados com os mais recentes patches de segurança. Os serviços de gestão de patches monitoram as atualizações.

Gerenciamento de incidentes e eventos de segurança (SIEM)

O software SIEM consolida as informações e eventos de segurança de uma organização em tempo real. As soluções SIEM são projetadas para dar visibilidade sobre tudo o que está acontecendo em todo o ativo digital, incluindo a infraestrutura de TI. Isso inclui monitorar o tráfego de rede, identificar dispositivos que estão tentando se conectar a sistemas internos, acompanhar a atividade do usuário e muito mais.

Pen Test

O Pen Test foi projetado para ajudar os profissionais de TI a encontrar e explorar vulnerabilidades em sistemas de computador. Normalmente, o software de teste de penetração fornece uma interface gráfica de usuário (GUI) que facilita o lançamento de ataques e a visualização dos resultados. Alguns produtos também oferecem recursos de automação para ajudar a acelerar o processo de teste. Ao simular ataques com metodologias blackbox, whitebox e graybox, os nossos profissionais qualificados em segurança podem identificar pontos fracos em sistemas que poderiam ser explorados por invasores.

Threat Intelligence

A plataforma fornece às organizações a capacidade de rastrear, monitorar, analisar e priorizar ameaças potenciais para melhor se protegerem. Ao coletar dados de diversas fontes – como bancos de dados de exploração e avisos de segurança – as soluções de inteligência de ameaças ajudam as empresas a identificarem tendências e padrões que podem indicar uma futura violação ou ataque de segurança.

 

Como a Faiston pode ajudar na sua segurança cibernética

No atual cenário de ameaças cibernéticas, sempre em rápida evolução, organizações de todos os setores enfrentam a necessidade urgente de proteger seus ativos digitais. Além dos serviços mencionados acima, o escopo dos nossos Serviços de Segurança inclui prevenção, gestão e as melhores soluções para manter longe as ameaças dos ataques cibernéticos.

​A equipe da Faiston cuida da segurança dos ativos de TI, identifica e gerencia as vulnerabilidades existentes, mitiga as ameaças internas e externas e avalia o impacto dos riscos caso um ataque cibernético ocorra.

O nosso SOC conta com profissionais altamente qualificados, com atendimento 24/7 e, também, oferecemos soluções EDR/XDR, IAM, Vulnerability Assesment, SecDevOps, Security Testing, Update Management, Safety Platform Management e Automate Security Process.

Tudo isso para que as organizações reduzam seu perfil de risco, priorizando e corrigindo as vulnerabilidades que apresentam maior risco. Programas de gestão de risco eficazes e eficientes canalizam recursos de remediação apropriados para as vulnerabilidades críticas, economizando tempo e dinheiro das equipes, com o menor risco possível.

Uma estratégia de gestão de vulnerabilidades bem estruturada garantirá a segurança dos dados e a continuidade dos negócios, mesmo em um cenário crescente de ameaças cibernéticas.

Entre em contato com a Faiston e saiba como implementar uma estratégia de gestão de vulnerabilidades adequada para a sua infraestrutura de TI e necessidades de negócio.