Como melhorar a experiência do usuário com a computação em nuvem?

experiência do usuário, computação em nuvem

Em primeiro lugar, quais são os princípios do conceito de experiência do usuário? Segundo a Interaction Design Foundation, a chamada UX é “o processo que as equipes de design usam para criar produtos que fornecem experiências significativas e relevantes aos usuários. O design UX envolve a concepção de todo o processo de aquisição e integração do produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função. E, principalmente, o design centrado na experiência do usuário precisa se preocupar em fornecer soluções que atendam as dores e necessidades dos clientes”.

Don Norman, criador do termo experiência do usuário, destaca que “nenhum produto é uma ilha. Um produto é mais que o produto. É um conjunto coeso e integrado de experiências. Pense em todas as etapas de um produto – desde as intenções iniciais até as reflexões finais, desde o primeiro uso até a ajuda, serviço e manutenção. Faça com que todos funcionem juntos perfeitamente”.

Não estamos falando apenas de produtos físicos, mas, também, de softwares, serviços digitais e diversas outras soluções que podem ser otimizadas e oferecerem uma melhor experiência do usuário com a sua entrega na Cloud.

Por isso, é preciso avaliar quando a melhor opção para entregar uma eficiente experiência do usuário inclui adotar a computação na nuvem. Como pensar no desenvolvimento desse novo serviço ou aplicação?

Como oferecer uma melhor experiência do usuário?

O primeiro passo para melhorar a experiência do usuário com a computação em nuvem é entender o que eles desejam e precisam do seu provedor de serviços e gerenciamento de Cloud. É indicado realizar pesquisas e coletar feedback e análises de usuários para identificar seus pontos fracos, preferências, expectativas e objetivos.

Você também deve segmentar seus usuários com base em suas características, comportamentos e necessidades e adaptar seu serviço de nuvem de forma personalizada. Ao compreender as necessidades do cliente, o provedor de serviços gerenciados pode projetar e entregar um modelo de Cloud que atenda, ou melhor, supere as expectativas da experiência do usuário.

Todas as aplicações na nuvem devem ter um design simples. Interfaces complicadas só servem para distrair o usuário e dificultar a sua jornada. As melhores práticas para uma boa experiência do usuário incluem um design simples e descomplicado.

É preciso, também, estar atento à complexidade do sistema, inimiga da excelente experiência do usuário — e a TI legada costuma ser absurdamente complexa. As soluções em nuvem permitem que as organizações reduzam essa complexidade, fazendo com que os usuários interajam com sistemas sem a necessidade de terem um conhecimento avançado.

Isso também pode reduzir significativamente os custos e o tempo associados à formação da força de trabalho, liberando o pessoal de TI para trabalhar em tarefas de maior valor.

Desempenho é fundamental para a experiência do usuário

Outra etapa importante para melhorar a experiência do usuário com a computação em nuvem é garantir confiabilidade e desempenho. Os usuários esperam que seu serviço de Cloud esteja sempre disponível, responsivo e consistente. O parceiro de serviços gerenciados irá monitorar e otimizar sua infraestrutura, rede e aplicativos em nuvem para evitar ou minimizar o tempo de inatividade, a latência e os erros.

Também irá implementar planos de backup, recuperação e contingência para lidar com quaisquer problemas ou desastres inesperados. Ao garantir confiabilidade e desempenho, você pode fornecer uma experiência do usuário tranquila e contínua.

Flexibilidade para acessar e colaborar

Os colaboradores querem a liberdade que a mobilidade oferece e exigem uma experiência sem atrito e consistente em todos os dispositivos. Adotar uma solução em nuvem permite que eles não precisem permanecer no local simplesmente porque é onde está localizada a infraestrutura necessária.

Acompanhando as tendências mais amplas de mobilidade no local de trabalho e remoto, a migração para a nuvem desempenha um papel fundamental para garantir que as empresas estejam alinhadas com a nova experiência do usuário, que pode realizar o trabalho praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora.

E todos os líderes de negócio sabem que inovação e colaboração andam de mãos dadas. E, hoje em dia, não é mais necessário reunir-se em torno de uma escrivaninha ou de uma mesa de sala de conferência para fazer fluir a energia colaborativa. A migração para a nuvem permite que os colaboradores compartilhem, editem e acessem arquivos e documentos de qualquer lugar e se comuniquem por meio de diversos canais.

Ao usar essas ferramentas, as atualizações podem acontecer em tempo real, o trabalho é concluído mais rapidamente e todos os envolvidos ficam instantaneamente acessíveis se sua contribuição for necessária. Com a nuvem, a colaboração não precisa parar na porta do escritório — o que é ótimo porque as melhores ideias geralmente ocorrem fora do horário de trabalho.

A importância de um eficiente Service Desk

A próxima etapa para melhorar a experiência do usuário com a computação em nuvem é fornecer suporte e orientação, com a oferta de um eficiente Service Desk. Os usuários podem ter problemas, dúvidas ou comentários ao usar suas aplicações na nuvem.

Um parceiro de Service Desk pode fornecer suporte e orientação por meio de vários canais, como e-mail, telefone, chat ou mídia social. Também podem criar e manter uma documentação, lista de perguntas frequentes ou base de conhecimento abrangente e fácil de usar que cubra os problemas e dúvidas mais comuns.

A computação em nuvem e a UX são uma dupla que tem potencial para agregar grande valor ao seu negócio, economizando tempo e recursos e melhorando a experiência do usuário, interno ou externo. Realizar o desenvolvimento baseado em nuvem sem levar em conta os princípios de UX é o mesmo que desenvolver um produto com falha.

Os usuários devem sempre estar no centro do desenvolvimento e um bom produto ou serviço não pode ser criado sem atender as suas demandas, oferecendo navegação sem atrito, design descomplicado, arquitetura de informação forte, consistência e otimização de design.

Conte com os mais de 20 anos de expertise da Faiston. Entre em contato e saiba como aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pela Cloud e entregar uma melhor experiência do usuário.