O mercado global de realidade virtual no varejo segue em franco crescimento. De acordo com a previsão da Fortune Business Insights, essa tecnologia deverá alcançar US$ 62,75 bilhões neste ano, saltando para US$ 1,1 trilhão em 2030, com crescimento anual composto médio de 50,7%.
A nova tecnologia imersiva tem usos múltiplos, pode ser aplicada para entretenimento, treinamento de colaboradores e tours virtuais em museus e demais atrações turísticas, além da medicina, educação e indústria. Mas, sem dúvida, um dos setores que mais têm a ganhar com a adoção dessas novas ferramentas é o varejo.
Quais as vantagens da realidade virtual no varejo?
Com a popularização dos dispositivos e o lançamento de artigos cada dia mais realistas, o setor pode colocar os produtos diante de seus consumidores com um grau de detalhamento inédito, sem que as pessoas precisem sair de casa. Elas podem projetar as imagens, sobre si mesmas ou sobre um determinado ambiente, testando diferentes opções de cores e modelos. Tudo isso no conforto do lar, ou a partir de qualquer outro lugar.
De roupas e acessórios, passando pela compra de eletrodomésticos e objetos de decoração, não há limites para o que a realidade aumentada e a realidade virtual podem fazer em prol da melhor jornada do cliente. Que, assim, passa a ser atendido com um grau inédito de personalização, já que, quanto mais ele interage com uma marca, mais dados gera, o que permite desenvolver produtos e soluções exclusivos.
Importância da infraestrutura de TI para suportar a realidade virtual no varejo
As experiências imersivas já representam um diferencial importante, cuja importância tende a crescer rapidamente ao longo do tempo. Mas, a fim de melhorar continuamente a experiência do cliente, aderindo às novas tecnologias e ferramentas de comunicação interativas e imersivas, o varejo precisa contar com o suporte de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) estável, robusta e escalável. Afinal, o atendimento não pode parar, ao custo de comprometer a relação com o consumidor. O setor é altamente competitivo e a margem para erro é mínima.
Mas como garantir que os sistemas suportem as demandas exigentes dos varejistas? Uma forma eficiente de assegurar o melhor atendimento, preditivo e escalável, é contar com um parceiro especializado na implementação de soluções, com a capilaridade necessária para o sucesso de grandes redes.
Esta empresa precisa também levar em conta a dinâmica do segmento, que é altamente impactado pelo ciclo sazonal – e, por isso, necessita contar com um suporte que garanta o acesso a laboratórios, postos avançados para armazenagem e logística reversa. Tudo isso levando em consideração a segurança da conexão e o cuidado com os dados gerados pelo cliente em sua interação com as prateleiras virtuais das lojas.
Esta é precisamente a proposta da Faiston para gerar valor para o setor.
Como a Faiston pode ajudar o setor varejista?
A excelência no relacionamento com os compradores dos varejistas, atuais e potenciais, está no foco das operações da Faiston, uma empresa com mais de 20 anos de trajetória e uma base de 38 clientes com satisfação superior a 9,4. São mais de 3.500 parceiros homologados e capacidade de atuar em todo o território nacional.
Aqui, inovação não está apenas no discurso. É parte essencial dos valores e dos propósitos da companhia. Em todas as reuniões executivas com as empresas que atende, a Faiston se propõe a avaliar o cenário de momento, desenhar e atualizar estratégias para implementar melhorias.
Além disso, considerando que a infraestrutura de TI deve permitir a aplicação de novas ferramentas, como realidade aumentada, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial, a Faiston disponibiliza um serviço qualificado em manutenção preventiva de componentes, com soluções altamente eficazes em Field Services e Break & Fix.
Conheça os serviços da Faiston!