Será que tem como unir Tecnologia da Informação (TI) e práticas ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) em prol das estratégias empresariais? Claro que sim! Aliás: pesquisa realizada pelo Google em parceria com a MindMiners, revelou que 87% dos entrevistados consideram importante a atuação de empresas em ESG. Já dados da Global Sustainable Investment Review mostrou que o volume de investimento ESG atingiu US$ 35,3 trilhões em 2020. No Brasil, de acordo com a certificadora NINT, foram emitidos 282 títulos ESG desde 2015. O valor gerado pelo investimento? R$ 197,35 bilhões.
Mas como funciona, na prática, essa união? Por um lado, TI pode ser usada para medir, monitorar e relatar o desempenho das empresas em relação aos critérios ESG. Um exemplo é a coleta de dados sobre emissões de carbono, uso de recursos naturais, práticas trabalhistas e outros fatores relevantes para a sustentabilidade e responsabilidade social.Além disso, pode criar mecanismos para melhorar a eficiência e reduzir o impacto ambiental e social das operações por meio de tecnologias de eficiência energética, virtualização de servidores e a implementação de soluções de colaboração remota.
Confira 6 dicas para unir TI e ESG:
- Soluções de TI sustentáveis: Desenvolva soluções tecnológicas que promovam a sustentabilidade ambiental como o uso eficiente de energia, a redução do consumo de recursos naturais, o desenvolvimento de produtos e serviços com menor pegada de carbono e a incorporação de práticas de reciclagem e descarte adequado de equipamentos eletrônicos.
- Gerenciamento responsável de dados: Garanta a proteção dos dados dos clientes e adote práticas de privacidade e segurança mais amplas como a implementação de políticas claras de privacidade, o uso de tecnologias de criptografia, a conformidade com regulamentos de proteção de dados, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o respeito aos direitos individuais dos usuários.
- Inclusão e diversidade: Promova uma cultura inclusiva e diversificada a partir de políticas de contratação justas, criação de ambientes inclusivos, oferta de soluções acessíveis para pessoas com deficiência e promoção da igualdade de oportunidades em todas as áreas, incluindo os 50+.
- Transparência e governança corporativa: Pratique uma governança corporativa sólida e transparente, que promova a responsabilidade e a ética nos negócios. Elabore práticas empresariais, políticas de sustentabilidade e metas de ESG, bem como o engajamento de todos os elos do negócio(acionistas, clientes e comunidade).
- Educação e conscientização: Ajude seus clientes a entenderem os conceitos de ESG e forneça orientações sobre como eles podem implementar práticas sustentáveis em suas próprias operações de TI. Realize treinamentos, workshops e consultoria especializada.
- Parcerias estratégicas: Busque parcerias com organizações e fornecedores que compartilhem dos mesmos valores de ESG. Isso pode incluir a seleção de fornecedores com práticas sustentáveis, participação em iniciativas colaborativas e parcerias para desenvolver soluções conjuntas que promovam o impacto positivo.
Ao incorporar a combinação ESG e TI nos produtos, serviços e cultura corporativa, a empresa é capaz de oferecer soluções mais sustentáveis, éticas e responsáveis aos seus clientes.
Qual a atuação Faiston em ESG?
A Faiston elabora estratégias ESG desde o descarte dos materiais eletrônicos até ações sociais referentes à formação técnica, primeiro emprego e contratação de funcionários 50+. Além disso, disponibiliza sempre as melhores práticas de tecnologia para que as empresas se mantenham atualizadas, indo além dos SLAs e melhorando continuamente os serviços prestados e aprimorando a experiência dos usuários internos e externos. Quer soluções flexíveis e customizadas, adaptáveis às necessidades de cada negócio e de cada segmento, capazes de reduzir custos e apoiar o crescimento da empresa? Conte com a Faiston.
No próximo mês vamos apresentar um dos cases Faiston em ESG. Preparados? Nos vemos lá!