Sustentabilidade na indústria de manufatura e CPG

A crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade se tornou um dos maiores desafios para a indústria de bens de consumo embalados e manufaturados. Isso coloca pressão sobre as empresas desse setor para que adotem práticas ambientalmente responsáveis, que atendam às necessidades dos clientes e que não comprometam a qualidade do produto. Nesse contexto, as companhias precisam repensar seus processos de produção, logística e embalagem para atender às novas demandas do mercado.

De acordo com o Sebrae, a sustentabilidade tem se solidificado no Brasil ao longo dos últimos dez anos como força propulsora de novos modelos econômicos que levam em consideração questões financeiras, sociais e ambientais. E hoje, mais do que nunca, é imprescindível que as empresas integrem a sustentabilidade nas suas decisões, não apenas para contribuir em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, mas também para que protejam seus negócios contra a obsolescência – é o que afirma a companhia Ernst & Young (EY)

Desafios enfrentados pelas empresas na implementação da sustentabilidade na indústria

Entretanto, para alcançar uma agenda sustentável integrada às operações da Indústria de Manufatura e Consumer Packaged Goods (CPG), as empresas têm enfrentado diversos desafios. Entre eles podemos ressaltar:

  1. Redução de desperdícios e otimização de estoque:

Flutuações imprevisíveis na demanda e produtos perecíveis tornam difícil equilibrar a oferta com a procura. O estoque excessivo resulta em recursos desperdiçados e impactos ambientais negativos, enquanto estoque insuficiente compromete a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

  1. Descarte responsável e integração de práticas sustentáveis:

O descarte inadequado de resíduos industriais e embalagens também pode causar impactos ambientais negativos. Além disso, a implementação de práticas sustentáveis pode exigir mudanças profundas nas estruturas organizacionais.

  1. Eficiência operacional e redução de erros:

Processos complexos e cadeias de suprimentos distribuídas geograficamente aumentam as chances de ineficiências e erros. Isso resulta em desperdício de recursos, aumento nos custos de produção e atrasos na entrega.

  1. Eficiência energética e monitoramento de recursos:

A falta de sistema de monitoramento preciso dificulta a identificação de áreas de ineficiência energética e desperdício de recursos de uma empresa.

Como a Faiston pode contribuir?

Apesar do desafio considerável, a Faiston oferece soluções inteligentes e ferramentas em Environmental, Social and Governance (ESG), que podem ajudar as empresas que atuam nesses ramos, para que possam pavimentar um futuro mais pródigo.

Para enfrentar a redução de desperdícios e otimizar os estoques na busca por práticas mais sustentáveis, oferecemos soluções personalizadas aos nossos clientes para que possam realizar a gestão de estoque e integração, auxiliamos na otimização dos níveis de estoque, reduzindo desperdícios e garantindo que os recursos sejam usados de maneira mais eficiente.

Já o serviço pautado nas práticas de ESG é o ideal para as empresas que procuram implementar ações mais sustentáveis como o descarte responsável de materiais, bem como a melhoria dos processos e sistemas alinhados com os princípios de sustentabilidade.

Para que as empresas possam investir em redução de erros, optar pela ferramenta Robotic Process Automation (RPA) é a melhor solução. Com a ajuda da RPA, auxiliamos a reduzir erros humanos, aumentando assim, a eficiência operacional e minimizando o impacto ambiental decorrente de processos ineficientes.

Por último, com o objetivo de aumentar a eficiência energética, utilizamos a Internet of Things (IoT) e a Gestão de Infraestrutura, para que as empresas possam monitorar e otimizar o uso de energia e recursos, identificando áreas onde a eficiência energética pode ser melhorada.

Nesse contexto desafiador, é evidente que a transição para um futuro com a sustentabilidade na indústria de Manufatura e CPG exige a adoção de estratégias inovadoras e uma abordagem multidimensional para enfrentar os obstáculos colocados pela complexidade operacional e as pressões ambientais. A crescente conscientização dos consumidores sobre questões sustentáveis, juntamente com o reconhecimento de que a integração da sustentabilidade não apenas alinha as empresas com metas globais, mas também impulsiona a resiliência e a vantagem competitiva, torna essa jornada mais crucial do que nunca.

Através da análise dos desafios de redução de desperdícios, descarte responsável, eficiência operacional e eficiência energética, a Faiston emerge como um parceiro estratégico que oferece as melhores soluções do mercado para lidar com essas questões.

Solicite uma análise personalizada!