Saiba como a tecnologia da informação pode impulsionar o setor logístico e o agronegócio

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Saiba como a tecnologia da informaçãopode impulsionar o setor logístico e o agronegócio

Um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é gerado pelo agronegócio, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (CEPEA). O Valor Bruto da Produção (VBP) fica na ordem de R$ 1,3 trilhão por ano, como estima a Confederação Nacional do Agronegócio (CNA). Trata-se de um setor crucial para a economia nacional, e que, mais uma vez, demonstrou sua resiliência durante a crise global iniciada em 2020.

A utilização de soluções tecnológicas inovadoras no agronegócio

Para se manter competitivo em nível global, o agro vem se apoiando em soluções tecnológicas inovadoras. Elas começam no campo, com o uso de sistemas de irrigação inteligentes, da produção de simulações computadorizadas para melhorar a eficiência da aplicação de defensivos agrícolas e da implementação de máquinas autônomas para o plantio e a colheita. Passam ainda pela utilização intensiva de dados meteorológicos, coletados por drones e por satélites. E vão além da porteira.

O armazenamento de insumos ainda é uma importante fonte de perdas. A fim de lidar com este desafio, sensores vêm sendo aplicados aos silos, de forma a identificar com maior precisão situações de risco para os estoques. Mas, principalmente: a tecnologia tem apoiado todo o processo logístico, tradicionalmente caracterizado por dificuldades na infraestrutura de transportes do país.

A importância de serviços de Tecnologia da Informação (TI) confiáveis, estáveis e com capilaridade para garantir o acesso de gestores e equipes a informações concretas e confiáveis em tempo real

O Mato Grosso, estado maior produtor de soja do país, fica a mais de dois mil quilômetros dos principais portos. É um exemplo claro do impacto positivo que soluções inovadoras podem proporcionar para o agro. Com sistemas de gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos, apoiados por sensores conectados aos caminhões, o setor pode ganhar eficiência, apoiada em informações concretas e confiáveis, fornecidas em tempo real e disponibilizadas em nuvem.

Para isso, é fundamental conectar equipamentos de GPS e aplicativos móveis a plataformas confiáveis e estáveis, que possam ser acessados pelos gestores e pelas equipes devidamente credenciadas. Aplicar softwares para os documentos fiscais também proporciona uma série de benefícios para a gestão das obrigações tributárias, uma atividade que concilia diferentes legislações, de acordo com o estado e os municípios pelos quais a carga passa até alcançar o destino final.

Nesse contexto, os serviços de Tecnologia da Informação (TI) precisam ser confiáveis, com estabilidade e segurança – e capilaridade, já que o acesso precisa ser garantido a partir de qualquer lugar do país. 

Como a empresa Faiston pode ajudar a garantir a manutenção de alto padrão de desempenho com capilaridade no setor de Tecnologia da Informação (TI).

Quando se trata de um setor de amplo alcance nacional, como o agronegócio, garantir a manutenção de alto padrão de desempenho, com capilaridade, é estratégico. E este é um dos principais diferenciais da Faiston, uma empresa com mais de 20 anos de trajetória, 2.600 parceiros homologados, presença em todos os estados do Brasil e capacidade de atendimento a 5.500 municípios.

Mantém um Centro de Serviços com uma warehouse e 12 áreas logísticas, conta com mais de 20 profissionais certificados e 150 colaboradores diretos. Em um ano, atende mais de 5 mil servidores, 380 bancos de dados, 58 mil usuários e 127 mil ativos de rede.

Suas instalações logísticas, localizadas em Barueri (SP), garantem o atendimento, a distribuição e o reparo, com backoffice logístico, partes e peças, data center, laboratório e triagem. O Ticket Manager da companhia aciona os técnicos cadastrados no raio, com base nas coordenadas de geolocalização da Ferramenta Go.On. O chamado é enviado para a fila do técnico.

Clique neste link para conhecer as soluções da Faiston.

Últimas Notícias