Equipe especializada, espaço para equipamentos, investimento maciço em inovação, segurança digital, manutenção e salários competitivos. Esses são alguns dos elementos presentes quando pensamos em expandir um modelo de negócio. Pelo menos à primeira vista. Se a sua empresa quer crescer, tem como crescer, porém não suporta os custos e operações que uma maior infraestrutura física e humana exige, não é preciso abrir mão desse passo: basta optar pelo outsourcing de TI.
Aliás, o investimento em TI é um grande diferencial empresarial, já que, de acordo com a pesquisa “Maturidade Digital das MPEs do Brasil”, 66% dos pequenos negócios ainda não atuam com gestão de dados, cibersegurança ou aplicações em nuvem. A sua empresa, independentemente do porte, quer integrar quais estatísticas do mercado brasileiro? O outsourcing faz parte das inovações e praticidades aplicadas?
Afinal, o que é outsourcing de TI?
Outsourcing de TI nada mais é do que a terceirização de sua infraestrutura, ou seja, a contratação de uma equipe parceira por um período determinado para a obtenção de bens e serviços que se alinhem aos objetivos da empresa. Essa também é uma área em expansão: de acordo com pesquisa da Transparency Market Research, até 2024 o mercado de outsourcing crescerá aproximadamente 14%.
Ter ganho operacional, com uma administração simplificada das demandas da empresa a partir da contratação de pacotes de serviços que otimizam a gestão, é praticamente um caminho sem volta. Esse tipo de investimento garante que tecnologias sejam capazes de atender múltiplas demandas de uma só vez e oferecer um melhor controle das informações.
Outsourcing para o varejo
Para o varejo, é possível a instauração de hardware e software de PDV (ponto de venda), além de sistemas de segurança como controle de acesso, gestão de estoque, atendimento ao cliente, assistência técnica e serviços de manutenção para garantir o funcionamento ininterrupto de todos os sistemas na loja, soluções de processamento de pagamentos, incluindo opções de pagamento móvel e online e interações omnichannel.
Mais do que isso, é a maneira de garantir melhor personalização do relacionamento com o consumidor e mapeamento de seu perfil de compra, devolução e fidelização, bem como soluções para rastrear e gerenciar o contato com fornecedores.
5 benefícios do outsourcing de TI para o varejo
1. Agilidade operacional:
Os varejistas podem adaptar rapidamente suas operações, gerenciando volumes crescentes de dados com eficiência. Datas comerciais de alta concorrência? Alcance de público nacional e internacional? Essa é a hora de atender à demanda!
2. Gestão de cadeia de suprimentos:
Otimização da gestão de estoques ao minimizar custos, reduzir desperdícios e promover uma visão mais ampla e organizada dos pedidos, tanto dos clientes quanto dos fornecedores.
3. Flexibilidade de mão de obra:
O outsourcing permite escalar a força de trabalho temporariamente, de acordo com as demandas sazonais.
4. Acesso e mobilidade:
O modelo facilita a entrada em novos mercados, inclusive internacionais, uma vez que é possível um alcance digital quase que sem fronteiras, seja em termos de atingir consumidores em mais espaços, seja na possibilidade de home office para determinadas atuações dentro da empresa, além de favorecer a expansão para novos canais de vendas como os marketplaces.
5. Fornecimento de recursos humanos:
O outsourcing também pode servir para a busca e seleção de talentos, além do gerenciamento de pagamentos.
Uma outra modalidade de terceirização digital é a que envolve a transferência dos dados para uma gestão integrada na nuvem, a partir da implementação de uma equipe parceira. Tudo isso, é claro, aumenta não só a produtividade da equipe interna, que passa a ter acesso remoto ao sistema, interligado com mais segurança, como também o foco estratégico para ações mais urgentes e menos necessidade de treinamentos recorrentes da equipe.
Já sobre a manutenção de equipamentos, o ganho é a possibilidade de contar com centros de reparos espalhados pelo Brasil, a partir do próprio pacote de contratação do serviço – sem aquelas surpresinhas nada agradáveis ao bolso –, bem como resolução online e atendimento à distância com equipe técnica especializada, sem a necessidade de um time extra de TI em plantão.
Como a Faiston pode ajudar?
A Faiston atua há mais de 20 anos no mercado de TI atendendo grandes empresas de diversos segmentos, prestando serviços gerenciados de TI, infraestrutura e cloud, além de atuar com segurança, RPA e Break & Fix.
No outsourcing, atua para que os empreendimentos possam contar não só com os recursos elencados abaixo, mas com soluções personalizadas aos objetivos que almejam, de acordo com a viabilidade de cada operação:
- Break & Fix (Peças sobressalentes, Gestão de ativos, Serviço de reparo, Logística de TI): as organizações não precisam se preocupar com a gestão de peças sobressalentes, reparos ou logística de TI. Essas responsabilidades ficam a cargo do provedor, que garante a manutenção contínua dos sistemas de armazenamento e a substituição rápida de equipamentos defeituosos.
- NOC: cibersegurança mais do que conectada.
- Field Service: técnicos de campo que podem realizar reparos ou substituições de hardware, garantindo que os sistemas estejam sempre operacionais.
- Service Desk: as organizações podem acessar o suporte técnico 24/7, facilitando a resolução de problemas de armazenamento e garantindo o máximo de tempo de atividade.
- RMA: quando um componente de armazenamento falha, o provedor gerencia o processo de RMA para garantir que os equipamentos defeituosos sejam substituídos de forma rápida e eficaz.
- Seguro de equipamentos (roubo e extravio): proteção adicional que previne problemas em longo prazo
- Cloud: permite que as organizações aproveitem a escalabilidade e a flexibilidade da nuvem, armazenando dados de maneira eficiente e acessando recursos conforme necessário.
- Backup/DR: garante que os dados sejam protegidos contra perdas e que a recuperação de desastres seja simplificada, reduzindo os riscos de interrupções significativas.