Mês do consumidor e TI: como aprimorar os sistemas para entregar melhor em períodos de alta demanda

Em 1962, um discurso proferido pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, mudou o mês de março para todas as futuras gerações. É que a fala registrou a importância dos direitos do consumidor, levando ao congresso americano as diretrizes para efetuar melhorias nas relações consumeristas. Deu certo! Não só o 15 de março se tornou um referencial do tema, o chamado “Dia do Consumidor”,como, em 1985, até mesmo a Organização das Nações Unidas (ONU), trouxe o debate da construção de novas leis em benefício das relações de consumo.

A alta demanda no período do mês do consumidor e seus desafios

No Brasil, o período marca uma série de promoções que visam não só estreitar a comunicação empresa-cliente como expandir a divulgação da marca e alcançar novos públicos. Pode-se dizer, inclusive, que é a “Black Friday do primeiro semestre”: para se ter uma ideia, as vendas no dia do consumidor em 2022 cresceram 22%, alcançando um faturamento de R$ 722 milhões, de acordo com pesquisa realizada pela  Neotrust. Com isso, não só as vendas tendem a aumentar, como os cuidados em TI também. Com o foco todo voltado para os consumidores, falhar na entrega durante a data comemorativa representa um erro e tanto, que prejudica a marca a longo prazo, afetando a confiança em relação à empresa.

Como aprimorar os sistemas de TI para entregar melhor durante o mês do consumidor

Mas, então, como agir no período? Simples: ampliar a escalabilidade, aprimorar a nuvem para ter mais disponibilidade, flexibilidade e maior autonomia dos sistemas operacionais. O site precisa ser capaz de sustentar a alta demanda e o centro logístico filtrar e direcionar bem os pedidos.      Já a nuvem irá atuar em aumento de processamento, velocidade de armazenamento e disponibilidade de bancos de dados .Mais do que isso, é preciso investir ainda mais na prevenção, como os recursos NOC e SOC.

NOC – Network Operations Center

centro de operações que garante que a rede funcione bem e sem interrupções. Para uma empresa, que lida diariamente com muitas demandas, é preciso garantir que a rede funcione corretamente, evitando falhas nos computadores e na entrega dos serviços. O NOC auxilia monitorando os serviços da rede e dos softwares utilizados. Assim, atividades atípicas da rede, por exemplo, são mais facilmente identificadas, trazendo os ajustes necessários a tempo, sem prejudicar a rotina da empresa e a conclusão das metas.

SOC – Security Operations Center

Associa-se à cibersegurança e,junto ao NOC, representa não só a qualidade da rede, como a segurança dessa rede, evitando ataques e perda de dados, monitorando e detectando as ameaças. É o sistema que traça uma ação combativa na prevenção de ataques virtuais.

Além disso, a regra é utilizar toda a inteligência de dados prévia a favor dos novos objetivos da empresa. Entender o comportamento do consumidor e prever antecipadamente a demanda, entregando justamente o que ele precisa em uma data em que o consumo fica ainda mais em evidência é um caminho e tanto, o que pode ir da recomendação de produtos até a previsão de novas necessidades com base em acessos prévios.

Como a Faiston pode ajudar

A Faiston é capaz de garantir a integração para a transformação digital que as empresas precisam: do conhecimento das operações de varejo em lojas físicas e pela internet, passando pelo planejamento e suporte que a demanda do período exige, bem como soluções em Cloud, helpdesk, atendimento em TI 24h, Managed Security Services. Ferramentas e serviços inovadores para garantir que os objetivos sejam alcançados com agilidade, segurança e bom relacionamento em todos os períodos do ano!