Tudo o que você precisa saber para sua empresa embarcar na jornada cloud

De todo o processamento de dados gerado pelas empresas brasileiras, 42% já passa pela computação em nuvem. Dentro de dois anos, o percentual vai alcançar os 50%. Entre as grandes organizações que atuam no Brasil, mais de 90% já têm pelo menos uma carga de trabalho em cloud, com perspectiva de ampliar gradativamente a quantidade de informações compartilhadas com conectividade.

Esses dados constam da edição 2023 da Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia). E confirmam que o uso de cloud é uma tendência consolidada no ambiente corporativo nacional.

Um outro estudo, este realizado pela IBM, indica que 83% dos líderes empresariais e de TI no Brasil entendem que a nuvem é fundamental para apoiar a transformação digital necessária para as organizações se tornarem mais competitivas e resilientes. O percentual de brasileiros que pensam assim é mais elevado do que o identificado em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Japão.

A computação em nuvem apresenta, de fato, uma série de vantagens para as corporações. Trata-se de um modelo de entrega de serviços disponível online, facilmente escalável e que facilita a capacidade de compartilhamento de informações entre as equipes – que passam a trabalhar de forma mais coesa, independentemente de onde estejam os profissionais, um diferencial importante em um cenário que valoriza o trabalho híbrido.

Mas o levantamento da IBM identifica que a jornada para a cloud ainda apresenta uma série de desafios. É preciso superar algumas dificuldades para conseguir integrar todos os processos, com segurança e eficiência.

Quais os desafios das empresas para iniciar a jornada?

  1. Integração de sistemas: Ao longo da jornada de implementação de cloud, a empresa não pode parar. É importante planejar a forma mais eficiente de garantir a transição sem atritos.
  2. Desempenho: Garantir a qualidade da conectividade para todos os profissionais, onde quer que eles estejam, é fundamental para que as rotinas não sofram interrupções.
  3. Gerenciamento de acesso: O setor – ou o parceiro – responsável pela implementação precisa zelar para que todos acessem apenas os dados de que precisam.
  4. Segurança: Definir o credenciamento dos times ajuda a garantir que a segurança dos dados seja preservada, em linha com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  5. Treinamento: À medida que a nuvem é implementada, as equipes vão precisar aprender a utilizar os novos sistemas, garantindo o melhor desempenho profissional.

Como garantir a segurança dos dados utilizando a cloud?

A nuvem tende a ser mais segura do que outras modalidades de gestão de TI. Mas, para garantir que informações sensíveis sejam preservadas, a governança é fundamental. Times bem treinados e cientes das rotinas básicas de segurança podem proporcionar um ambiente de trabalho o mais bem preservado possível.

Quais os benefícios da jornada cloud?

  1. Redução de custos: A nuvem reduz a quantidade de componentes físicos que uma empresa precisa manter em sua área de TI.
  2. Flexibilidade: Setores que experimentam picos de demanda em diferentes momentos do ano podem ajustar o uso de acordo com o período.
  3. Foco nos negócios: As áreas internas da organização, inclusive as equipes próprias de TI, passam a ter tempo para planejar ações mais estratégicas e menos repetitivas.
  4. Capacidade de colaboração: Conectados em nuvem, os profissionais podem atuar em conjunto, em tempo real, a partir de qualquer lugar.

Quais as diferenças entre as redes?

Rede pública: Modelo em que diferentes organizações compartilham hardware, dispositivos de rede e capacidade de armazenamento.

Rede privada: Funciona de maneira semelhante, mas o acesso fica restrito a uma única organização.

Rede híbrida: Ao reunir o melhor dos dois cenários, combina a praticidade característica da nuvem pública com a personalização da nuvem privada.

Conheça a solução da Faiston em parceria com a Everest

A fim de apoiar as empresas na missão de consolidar a jornada cloud, duas companhias parceiras, a Faiston e a Everest, estão unindo forças para proporcionar as melhores soluções de cloud para o mercado.

Com mais de 20 anos de operação, presença em todo o território nacional, mais de 30 profissionais certificados, mais de 3 mil parceiros homologados e mais de 10 mil equipamentos suportados, a Faiston oferece serviços gerenciados em cloud com alto grau de confiabilidade.

As certificações da companhia e o conhecimento das diferentes soluções cloud permitem definir a melhor solução para cada caso. Dessa forma, com acesso a uma estrutura de suporte flexível e escalável, oferecida nas dependências das empresas ou a partir do Centro de Serviços da Faiston em Barueri (SP), os clientes podem focar no core business.

Por sua vez, a Everest Digital, traz uma oferta de cloud pública, em plataforma Nutanix, sendo a única empresa da América Latina com este serviço, proporcionando ambientes escaláveis, com diferenciais em segurança e performance. A entrega se faz através de um Portal Multicloud que viabiliza a integração com demais Clouds Públicas, permitindo uma gestão unificada e com solução de FinOps nativa da plataforma.

Conheça os Serviços Gerenciados de Cloud da Faiston!