Mais de 30 bilhões de aparelhos conectados até 2025. Essa é a dimensão da Internet das Coisas (IoT) no mundo, uma potência que chega às indústrias com equipamentos mais inteligentes, aos carros e casas conectados e promete um crescimento de cerca de 6,5% ao setor industrial, de acordo com pesquisa produzida pela Statista, plataforma online especializada em informações de mercado e consumidores. Como fazer parte dessa estatística e garantir que a sua empresa entregue cada vez mais e melhor? Continue a leitura!
Afinal, o que é Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas desempenha um papel fundamental na Indústria 4.0, uma abordagem que integra tecnologias avançadas para criar soluções altamente conectadas e inteligentes. Ou seja, nada mais é que a interconexão entre dispositivos por meio da internet, a partir de tecnologias que permitem a coleta e o compartilhamento de dados e informações, uma expertise útil em diversos setores como o varejo, o financeiro e o agro. Pode ser traduzida também como uma transformação digital que permite que os objetos cotidianos e os equipamentos empresariais se tornem “inteligentes”, criando um ecossistema capaz de aprimorar tanto a eficiência quanto o volume de insights gerados, o que traz mais referenciais para as tomadas de decisão empresariais, tornando-as mais assertivas.
A Internet das Coisas está desempenhando um papel cada vez mais importante na transformação digital e na criação de soluções inovadoras em diversas áreas, e seu potencial de crescimento e impacto continua a evoluir à medida que mais dispositivos e aplicativos são desenvolvidos para aproveitar essa tecnologia.
Qual a importância de IoT nas empresas?
A IoT Industrial, também conhecida como IIoT (Industrial Internet of Things) tem por objetivo a otimização de processos industriais e o aumento da eficiência operacional. Além disso, a IoT possibilita a criação de fábricas inteligentes, onde sistemas ciberfísicos colaboram em tempo real para melhorar a produção, qualidade e segurança. Uma das formas de ser viabilizada é por sensores e dispositivos conectados que permitem o monitoramento constante de máquinas e equipamentos, possibilitando a manutenção preventiva, a redução de falhas e o aumento da produtividade – entre outras vantagens.
Confira mais benefícios dessa prática
Sensores e dispositivos inteligentes:
A IIoT desenvolve métodos para coletar dados em tempo real. Esses dispositivos podem variar desde sensores de temperatura e pressão até câmeras e drones industriais.
Conectividade:
A conectividade é fundamental na IIoT, garantindo segurança de dados, agilidade e gerenciamento mais dinâmico de operações. Armazenamento em nuvem? Entra aqui! Omnicanalidade? Também. Compras Online e Offline Integradas? A IoT pode criar uma experiência de compra perfeita, integrando lojas físicas e online, garantindo que os clientes possam pesquisar produtos online, visitar a loja física e, em seguida, concluir a compra via dispositivo móvel, por exemplo.
Análise de dados:
A coleta massiva de dados é seguida pela análise avançada. As empresas podem usar análises de big data e algoritmos de aprendizado de máquina para extrair insights valiosos dos dados gerados pelos dispositivos.
Automação e otimização de ativos:
A IIoT permite tanto a automação avançada de processos industriais, o que inclui controle de máquinas, robôs autônomos e sistemas de fabricação inteligentes, quanto a otimização de máquinas, equipamentos e veículos industriais, com base nos dados coletados pela IIoT, o que pode prolongar a vida útil dos materiais e reduzir os custos de manutenção.
Rastreamento de cadeia de suprimentos:
Nada de surpresas em relação a clientes, fornecedores e prazos. A tecnologia entra para fornecer maior visibilidade dos ativos e eficiência de gestão.
Eficiência energética:
A IIoT ajuda a monitorar e melhorar a eficiência energética em ambientes industriais, reduzindo o consumo de energia e os custos associados.
Qualidade do produto:
A IIoT pode ser usada para monitorar a qualidade dos produtos em tempo real, identificando mais agilmente defeitos ou desvios nas especificações.
Melhor Experiência do Cliente:
A IoT permite a criação de ambientes de loja mais personalizados e interativos, além de a tecnologia ser um importante suporte na extração de dados sobre o comportamento dos clientes, ajudando a entender suas preferências e necessidades. Isso permite ofertas personalizadas, promovendo a fidelização e aumento das vendas.
Desafios para empresas que não adotam a digitalização por meio da IoT:
- Competitividade:
As empresas que não adotam a IoT no varejo podem perder competitividade à medida que concorrentes que utilizam essas tecnologias oferecem experiências de compra mais eficientes e personalizadas.
- Falta de Eficiência Operacional:
A ausência de automação e monitoramento em tempo real pode resultar em custos operacionais mais altos e processos ineficientes.
- Perda de Insights:
A falta de dados detalhados sobre o comportamento do cliente e o desempenho das mercadorias impede que a empresa tome decisões informadas e adapte-se às demandas do mercado.
- Riscos de Segurança:
A segurança cibernética é uma preocupação crescente. Empresas que não investem em segurança para dispositivos IoT podem estar mais expostas a riscos, que vão desde a perda de dados sensíveis até o comprometimento da confiança dos clientes em relação à instituição, bem como gastos jurídicos e de resolução.
- Experiência do Cliente Limitada:
A falta de personalização e interatividade pode levar a uma experiência do cliente menos satisfatória, o que pode resultar em menor fidelização e vendas reduzidas.
Como a Faiston pode ajudar?
A adoção da IoT na indústria enfrenta desafios se não for bem planejada. Para fazer parte do crescimento de 6,5% não basta conectar e integrar: é preciso o suporte adequado, capaz de proteger os dados sensíveis da empresa. É por isso que a Faiston não só entrega expertise em TI como garante que todas as etapas do processo sejam mapeadas e seguras. A segurança cibernética, por exemplo, é uma preocupação constante das empresas, uma vez que dispositivos conectados podem ser alvos de ataques. Na Faiston, esse medo pode dar lugar para a tranquilidade de contar com soluções NOC/SOC. Mais do que isso, o uso de IoT pela Faiston ajuda as instituições a unir setores, ganhar flexibilidade digital e garantir maior inovação e resultados.
Há mais de duas décadas no mercado, a Faiston opera com mais de 3.000 parceiros homologados, uma rede credenciada capaz de atender diversos pontos estratégicos do Brasil com soluções personalizadas e manutenção ágil. Quer IoT aplicada? Conte com a Faiston.