Entenda como funciona uma solução de detecção e prevenção de fraudes

Entenda como funciona uma solução de detecção e prevenção de fraudes

Neste momento, toda empresa, de qualquer porte ou área de atuação, utiliza recursos de tecnologia, seja no atendimento ao consumidor, na divulgação de produtos e serviços ou até mesmo na gestão fiscal, contábil, financeira e de Recursos Humanos. É preciso então proteger os novos ambientes tecnológicos, sendo necessário a contratação de uma solução de detecção e prevenção de fraudes.

A segurança digital já era uma preocupação. Mas, depois de 2020, os desafios ficaram maiores. Não é mais suficiente instalar redes seguras dentro de escritórios físicos. É preciso legar a gestão de risco para centenas ou milhares de dispositivos, em qualquer lugar do planeta.

O trabalho de detecção e prevenção de fraudes vem acompanhando os novos tempos. Cumprindo quatro passos em sequência, que formem um círculo virtuoso de controle e aprendizado com as ações dos criminosos, é possível reduzir os riscos ao máximo. E, assim, diminuir as chances de sofrer ataques que, no limite, colocam em perigo a própria existência da empresa.

1. Gestão de dados

Sejam eles estruturados (ou seja, organizados seguindo um padrão pré-definido) ou não, os dados representam ao mesmo tempo uma oportunidade e um desafio. O volume de informações disponíveis vem aumentando exponencialmente, o que permite transformar a produção, a gestão, a comercialização e o atendimento ao cliente. Mas, para isso, é fundamental que eles sejam integrados e analisados, de forma ágil e precisa.

2. Detecção de incidentes

Quando a gestão de dados é eficiente, de forma a extrair insights para todas as áreas da organização, fica mais fácil utilizar modelos preditivos avançados a fim de identificar anomalias. Garantir que cada colaborador tenha o nível de acesso adequado a suas necessidades também contribui nesse processo – muitas vezes, o login e a senha e um profissional liberam a visualização de dados estratégicos de que ele não tem necessidade

3. Investigação

A geração automática de alertas, com inteligência e assertividade, possibilita que a área de segurança identifique com rapidez uma tentativa de ataque. Quando se leva em consideração que uma empresa brasileira demora oito meses para perceber que está sob ataque, fica ainda mais evidente a importância de desenvolver a capacidade de acusar possíveis ameaças, fazendo a qualificação e a triagem de acordo com o grau de perigo.

4. Relatório

Toda ação maliciosa devidamente investigada pode gerar aprendizados, e assim melhorar a capacidade de reação para o futuro. Mas, para isso, é importante que as etapas sejam documentadas e transformadas em relatórios fáceis de acessar e de entender, seja pelos profissionais da área de TI, seja por todos os colaboradores e líderes – afinal, a educação dos usuários para a segurança digital traz resultados positivos de longo prazo.

Como a Faiston pode ajudar

Preparada para oferecer suporte especializado, com mais de 20 anos de presença no mercado, a Faiston disponibiliza uma solução de detecção e prevenção à fraude, o AVANTDATA. É uma plataforma de Big Data para coleta, análise, gestão de dados e tratamento de incidentes que ajuda a eliminar a complexidade e reduzir o custo para utilizar e integrar várias ferramentas diferentes de monitoramento e gestão de serviços. Assim, com uso intuitivo, proporciona escalabilidade e suporte a ambientes distribuídos em várias localidades.

Clique aqui para saber mais sobre as soluções de segurança da Faiston.