Entenda como a logística impacta os serviços de TI

Entenda como a logística impacta os serviços de TI

São 8,516 milhões de quilômetros quadrados, 27 estados e 5.568 municípios, onde vivem 212 milhões de pessoas. Implementar processos logísticos eficientes no Brasil, o quinto maior país do mundo em tamanho e o sexto em população, é uma tarefa complexa.

Garantir armazenamento e transporte seguros, com proteção para casos de perdas, assistência técnica ágil e com capilaridade, assim como os processos de recolhimento e descarte de materiais, demanda investimento e know how.

Quando se trata de equipamentos e serviços de informática, então, é preciso alcançar todos os clientes, em qualquer local, com atendimento especializado e qualificado. Falhas para cumprir essa missão provocam prejuízos diretos: de acordo com um levantamento realizado pela Intel, em média, cada funcionário perde 42 horas de trabalho por ano em decorrência de problemas com os equipamentos.

Trabalho preventivo

É fundamental entregar assistência para as equipes, com agilidade, de forma remota ou presencial, assim que acontecem problemas. Mas a capilaridade da área de TI tem uma função não apenas emergencial, mas também preventiva e estratégica. Afinal, o contato próximo aos clientes permite não apenas atender a chamados, de maneira reativa, como também garantir a estabilidade, a atualização constante e a disponibilidade de hardware e software.

Ajustes na infraestrutura, com a reconfiguração de servidores e das estações de trabalho sempre que necessário, também demandam uma atenção proativa e atenta às demandas dos clientes.

Manter profissionais experientes disponíveis também é crucial, a fim de manter a qualidade do planejamento de acordo com as demandas de cada cliente, em cada estágio de maturidade – há empresas, por exemplo, que experimentam aumento de demanda e acordo com a sazonalidade. Nesse sentido, o tempo de atuação que o especialista acumulou na carreira agrega qualidade e confiabilidade ao resultado final do serviço.

Além de equipes disponíveis e qualificadas, um fornecedor de serviços de TI se diferencia ao firmar parcerias, seja com os principais provedores de serviços de nuvem ou os mais relevantes data centers, de forma a conhecer a fundo as características de cada serviço utilizado pelas principais empresas do mercado.

Manter instalações logísticas, com estoques de peças e laboratórios próprios e parceiros, também contribui para que os clientes atendidos contem com a melhor disponibilidade possível. Essa disponibilidade é garantida também por uma gestão inteligente de recursos, de forma que os especialistas estejam o mais bem posicionados e disponíveis o possível.

Como a Faiston pode ajudar

A Faiston entende a importância estratégica de levar serviço de qualidade a qualquer ponto do país. Está presente em todos os estados, com 200 funcionários diretos, sendo mais de 20 deles profissionais certificados, e mantém uma rede com mais de 2600 parceiros homologados, técnicos de campo classificados em telecom, servidores & storage, microinformática e cabeamento.

São 12 áreas logísticas, cinco centros de serviços e laboratórios, mais de 20 mil equipamentos suportados e presença em todos os estados do país. Os técnicos são cadastrados com base em coordenadas de geolocalização mantidas pela ferramenta Go.ON. Cada chamado é enviado para fila do técnico, que tem até 15 minutos para se manifestar.

Para falar com um especialista Faiston, acesse este link.