De olho na equipe para 2024: como TI pode ajudar a aprimorar o RH das empresas.

O fim de um ano comercial é justamente o chamado para que o time de RH planeje um novo período com muito mais foco, resultado e, claro, equipe integrada. Essas estratégias podem acontecer de várias maneiras, mas ficam ainda mais assertivas quando combinadas com o poder da tecnologia, principalmente com TI, que é mais do que versátil quando se fala em otimização empresarial, podendo ser aplicada para aprimorar a gestão da contratação de equipe – e muito mais.

A integração de TI no RH não é questão de simples opção, mas uma necessidade para empresas que buscam atrair, desenvolver e reter talentos de forma eficaz. Um modo de começar essa integração é justamente analisar quais as necessidades específicas da empresa e como TI pode ser aplicada para otimizar processos, melhorar a eficiência e fortalecer a gestão de talentos. Operacionalizar melhor os estoques? Medir as expectativas entre metas e resultados? Extrair insights que possam definir novos caminhos para a empresa? Um setor específico ou a empresa toda? Definindo esse primeiro passo, basta aplicar o software!

Como TI pode ajudar os times de RH em novos anos comerciais?

  1. Recrutamento Inteligente: A implementação de sistemas de gestão de candidatos (ATS) equipados com algoritmos de inteligência artificial (IA) permite uma triagem mais rápida e precisa de currículos. A análise de dados e padrões de contratação ajuda a identificar candidatos mais adequados às necessidades específicas da empresa.

 

  1. Treinamento Online e E-Learning:Plataformas de e-learning e treinamento online proporcionam flexibilidade aos colaboradores, permitindo-lhes adquirir novas habilidades no seu próprio ritmo. Além disso, a TI facilita o acompanhamento do progresso e a personalização do treinamento de acordo com as necessidades individuais, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo para a equipe.

 

  1. Gestão de Desempenho Eficiente: Sistemas de gestão de desempenho baseados em TI simplificam a avaliação de performance, proporcionando uma visão muito mais completa e integral do desempenho dos colaboradores. Feedbacks em tempo real e metas personalizadas promovem um ambiente de trabalho mais colaborativo e voltado para resultados. Só que antes de testar o ritmo dos demais colaboradores é preciso treinar a própria equipe de TI para utilizar o melhor da tecnologia a favor dos objetivos da empresa.

 

  1. Automatização de Processos Administrativos: Tarefas administrativas repetitivas consomem tempo valioso. A automação de processos, que pode ser integrada por meio de sistemas de gestão como o Enterprise Resource Planning, libera a equipe de RH para se concentrar em atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento de talentos e a construção de uma cultura organizacional positiva. Opte por plataformas que possam abranger desde o recrutamento até o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. A integração facilita o fluxo de informações entre diferentes processos, proporcionando uma visão mais completa do ciclo empresarial.

 

  1. Análise de Dados para Tomada de Decisão: A análise de dados é uma ferramenta poderosa para o RH. Com ela, é possível identificar tendências de rotatividade, avaliar a eficácia das estratégias de retenção e tomar decisões baseadas em dados para impulsionar o desenvolvimento da equipe. Insights valiosos são parâmetros para escolhas mais conectadas tanto com a experiência do consumidor quanto com a escolha de melhores parceiros.

Muitas vezes, a implementação de um recurso tecnológico é capaz não só de facilitar o acesso às demandas, mas principalmente de melhorar um fluxo de comunicação. Fazer com que os diversos setores da empresa possam acompanhar as etapas de produção diminui erros e ajuda a visualizar com mais exatidão as áreas e processos que demandam transformações. Nada de ser surpreendido com problemas e, pior, ser difícil mapear com exatidão onde o ruído ocorre: TI aplicado à rotina empresarial torna a prevenção uma aliada e tanto, bem como faz dos insights ferramentas poderosas para o desenho de estratégias.

Ao começar o ano de 2024 com mais tecnologia no RH, é possível enfrentar os desafios futuros com muito mais fôlego: desde a segurança digital dos processos até a redução de custos, já que é possível medir inclusive quais colaboradores e parceiros comerciais se destacam e quais poderiam ceder lugar a novos contratos. Ano novo, fluxo novo: inovação em nada combina com optar pelos mesmos desatualizados caminhos de sempre 😉

Como a Faiston pode ajudar:

Com 20 anos de experiência na instalação e na manutenção de ambiente tecnológico, a Faiston entrega serviços integrados, confiáveis e socialmente responsáveis, suportados por processos e ferramentas, para que os clientes foquem no core business. Mais do que isso, empenha-se em deixar os serviços de seus clientes muito mais disponíveis, melhorando processos e trabalhando para aumentar a eficiência operacional, além de disponibilizar as melhores práticas de tecnologia para que a sua empresa se mantenha sempre atualizada, indo além dos SLAs, aprimorando continuamente os serviços prestados, seja na experiência do usuário interno, seja na do usuário externo, na redução de custos e no crescimento da empresa. Com isso, a Faiston desenvolve soluções flexíveis e customizadas, adaptáveis às necessidades de cada negócio e de cada segmento. Em parceria com a FAISTON, você poderá mudar, adicionar ou combinar diferentes serviços para se manter atualizado. Juntos responderemos às necessidades e demandas do seu ambiente de TI.