Case ESG – Parceria FAISTON e EVOLV

O uso de tecnologia aliado aos preceitos de ESG (Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança) está se tornando cada vez mais relevante no mundo dos negócios. À medida que a consciência ambiental e social aumenta, as empresas estão percebendo a importância de incorporar práticas sustentáveis, éticas e responsáveis em suas operações. Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel fundamental, oferecendo soluções inovadoras que podem impulsionar o progresso em relação às metas de ESG.

De acordo com uma pesquisa da Reimagining Industry Futures Study 2023, idealizada pela consultoria EY, 54% das empresas consideradas no estudo, acreditam que as tecnologias emergentes estão impulsionando positivamente as práticas de sustentabilidade das companhias. Dentre as tecnologias que foram citadas, a Internet das Coisas (IoT) foi um dos destaques mencionados pelos empresários, que consideram a IoT como crucial para o desenvolvimento da agenda ESG.

Considerando esse cenário, unimos a nossa expertise na área de tecnologia, com a experiência da EVOLV que atua em todo o Brasil, em diversos setores, tendo um leque variado de cases validados, para ajudarmos os nossos clientes na jornada de projetos em TI aplicada ao ESG. A FAISTON oferece suporte para a implementação e manutenção dos sensores de IoT, ajudando empresas a maximizarem os ganhos com a implementação de novas tecnologias, enquanto temos a EVOLV sendo responsável por desenvolver os equipamentos e a tecnologia necessária desses aparelhos.

Como as empresas podem se beneficiar com o uso da IoT aliado ao ESG?

De acordo com Leandro Simões, CEO e Co-founder da EVOLV Tecnologia: “As tecnologias como IoT estão permitindo que companhias otimizem os seus recursos, isso vai totalmente ao encontro dos preceitos de ESG. Atualmente, temos soluções simples e práticas que permitem dar visibilidade para os clientes, que por sua vez, poderão reduzir desperdícios, melhorar a qualidade dos seus processos e otimizar seus recursos.”

Muitos procedimentos que antes não poderiam ser monitorados em tempo real ou que demandavam alto investimento, como a verificação do fluxo de pessoas em um local, o consumo de água e energia elétrica, hoje podem ser monitorados com sensores sem fio IoT, só precisam ser colados em um ambiente para funcionar. A praticidade desses aparelhos reduz custos e permite a coleta de informações de valor que podem ser utilizadas no gerenciamento de iniciativas ESG.

De que forma os nossos clientes têm se beneficiado ao implementar tecnologias IoT voltadas para atender os critérios em ESG?

  • Monitoramento do fluxo de pessoas em um ambiente: com os dados obtidos a partir desse monitoramento, é possível reduzir custos em manutenção, limpeza e desperdício de água.
  • Monitoramento da temperatura e umidade de ambientes: utilizado para detectar a presença de pessoas e assim, definir quando equipamentos estarão em funcionamento ou desligados, trazendo uma redução significativa de energia.
  • Monitoramento em tempo real do consumo de utilities (água e energia): utilizado para identificar fontes de desperdício e oportunidades de melhoria.

De acordo com Simões, ao utilizar o monitoramento do fluxo de pessoas, em média conseguimos reduzir custos, desperdícios de água e insumos de limpeza na faixa de 20% a 40%. Em projetos de monitoramento de consumo de energia e automação de climatização e iluminação, já foi possível evitar desperdícios na faixa de 9% a 16%.

Conte com a FAISTON nessa jornada!

Sua empresa também pode se tornar mais tecnológica e sustentável.

Se você se interessou em aplicar tecnologias IoT na sua empresa, podemos te ajudar! Entre em contato para saber mais detalhes: Fale Com Um Especialista (faiston.com).