Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Black Friday e Serviços Gerenciados em TI: como a tecnologia pode ajudar a sua empresa a vender mais.

Para os consumidores, a Black Friday começa em novembro. Mas e para as empresas?  Muito antes! Uma boa estratégia comercial antecipa o calendário, estabelecendo um cronograma em que, no dia e hora marcado, tudo realmente aconteça de acordo com o planejado.De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), em 2022 a proximidade entre  Black Friday e Copa do mundo deve aumentar em 12% as vendas, movimentando até 20 bilhões. Já uma pesquisa do Holiday Season, encomendado pela Meta e realizado pela Toluna em agosto de 2022, mostrou que 65% dos consumidores pretendem antecipar as compras natalinas este ano.

Quais são os erros e dificuldades enfrentados na Black Friday?

Imagine a seguinte situação: um consumidor passa horas preparando uma lista de compras para o período de desconto e opta pelo produto da empresa x. No dia da promoção, acessa o site, localiza o produto e…Não consegue concluir a compra, pois o portal está sobrecarregado. Ele tenta atualizar a página, repete todo o processo e, em outra etapa de sua jornada de compra, encontra outro erro. A expectativa se transforma em frustração e, mais do que apenas uma perda de compra, o processo pode acompanhar reclamações nas redes sociais: quem poderia se tornar um divulgador da marca vira um detrator.

Do outro lado, funcionários se desesperam ao constatar o aumento significativo do número de acessos no site, o que causa sobrecarga de informação, confusão acerca da logística de produtos e diminuição da projeção de vendas, já que todo o estoque preparado para o período não consegue encontrar vazão.

Onde está o erro? Na falta de planejamento que desconhece as adaptações necessárias para mudanças de rotina. Não adianta querer aumentar as vendas em uma data comemorativa, anunciar a promoção, mas não preparar as estruturas de logística e tecnologia capazes de atender tais objetivos. Para uma boa Black Friday é preciso, primeiro, ter na empresa o suporte tecnológico que direciona melhor equipes e clientes. Essas medidas vão desde o testar a infraestrutura de TI antes do dia em questão até a manutenção e gerenciamento dos equipamentos.

Soluções para garantir um Workload

É preciso, portanto, contar com soluções que garantam um workload elástico, capaz de sustentar grandes volumes de visitação sem cair o sistema, construir uma base de consumidores, analisar dados de compras anteriores e contar com o suporte de  um bom CRM ( Customer Relationship Management) para validar o lema “integrar e entregar”, em que a omnicanalidade é aliada de toda a jornada de compra: do mapeamento do produto até a sua entrega final. Adaptar a dinâmica da empresa para agregar ferramentas de gestão integrada também é ótimo para garantir a boa comunicação empresarial, o fácil acesso às informações necessárias e o direcionamento adequado das informações recebidas. Assim, manter a competitividade em época de altas demandas não se torna mais uma missão impossível, mas sim uma performance de bom desempenho.

Como a Faiston pode ajudar

A Faiston é capaz de garantir a integração para a transformação digital que as empresas precisam: do conhecimento das operações de varejo em lojas físicas e pela internet, passando pelo planejamento e suporte que a demanda do período exige, bem como soluções em Cloud, helpdesk, atendimento em TI 24h, Managed Security Services. Ferramentas e serviços inovadores para garantir que, seja qual for a data, os objetivos sejam alcançados com agilidade, segurança e bom relacionamento!

Últimas Notícias