A jornada do cliente do começo ao fim: como a tecnologia alavanca as vendas

A jornada do cliente do começo ao fim: como a tecnologia alavanca as vendas

O relacionamento com o cliente não se resume ao momento da venda. Uma boa estratégia empresarial é aquela que estrutura tanto o pré quanto o pós venda, ou seja, que acompanha a jornada do cliente do começo ao fim: da identificação da necessidade à resolução do problema.

Mas como fazer isso? Para início de conversa é preciso que a empresa possua a tecnologia necessária para alinhar a rotina organizacional, mapear os dados e acompanhar toda a jornada pré e pós-venda. Isso vai desde ter em dia a organização do estoque, manter atualizada a presença nas redes sociais e omnicanalidade e gerenciar bem o trabalho dos times, para que a junção de recursos humanos e digitais sejam somados.

É preciso mapear o processo de decisão de compra se o objetivo é garantir a fidelização. Métricas, nesse aspecto, são essenciais. E não dá para falar em números e estratégias sem falar em um bom sistema de gestão, capaz de garantir a cibersegurança também. Dois caminhos básicos seriam:

  1. Possua mecanismos para capturar o feedback do cliente
  2. Lembre o consumidor de finalizar a compra e mapeie o abandono de compra

Algumas das etapas do processo da jornada do cliente são: descoberta da empresa e entendimento sobre o que ela produz, processo de decisão sobre fechar o negócio a partir da análise do problema que se tem e da solução oferecida pela empresa, decisão da compra em si e fidelização. Esse processo pode ser resumido a partir de quatro palavras: atrair, converter, vender e fidelizar.

Nessa toada, atuar com transparência e flexibilidade é também muito importante, a fim de garantir que o cliente confie na sua empresa para resolver toda e qualquer situação: das dúvidas antes de efetuar o pagamento até as respostas administrativas após a venda. Isso, além de construir um bom relacionamento, evita a judicialização do conflito, o que representa tanto economia quanto maiores índices de excelência em relação aos concorrentes.

 

Como a Faiston pode ajudar:

A Faiston possui serviços tecnológicos que te ajudam a mapear e acompanhar toda a jornada do consumidor. Internamente, estrutura a empresa de modo a serviços de manutenção corretiva e preventiva de hardware, Atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, atendimento de campo nos 5.500 municípios do Brasil, estoque multimarca com peças sobressalentes, 130 mil equipamentos de suporte, serviço de reparo com laboratório próprio e rede homologada, serviço logístico para movimentação de equipamentos.

Estamos prontos para construir a melhor estratégia, que esteja alinhada às necessidades da sua empresa, pensando em soluções de ponta a ponta.

Fale com nosso especialista.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *