Maximize o ROI da sua infraestrutura de TI com a Faiston

infraestrutura de TI

No atual cenário digital, investir numa infraestrutura de TI robusta e eficiente é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas. No entanto, com constante evolução das tecnologias, pode ser um desafio determinar as melhores estratégias de investimento que irão gerar o ROI máximo. 

Em primeiro lugar, é importante ter uma compreensão clara do que significa ROI no contexto dos investimentos em infraestrutura de TI. ROI é uma métrica financeira que mede a lucratividade de um investimento em relação ao seu custo. No caso de investimentos em infraestrutura de TI, o ROI pode ser calculado comparando os benefícios financeiros gerados pelo investimento com o custo do próprio investimento. 

Para calcular o ROI dos investimentos em infraestrutura de TI, as empresas precisam considerar os benefícios tangíveis e intangíveis. 

Os benefícios tangíveis incluem redução de custos, aumento de produtividade e maior eficiência operacional. Os benefícios intangíveis, por outro lado, são mais difíceis de quantificar e podem incluir maior satisfação do cliente, maior reputação da marca e aumento do moral dos funcionários. 

Evolua o modelo operacional da infraestrutura de TI 

Analistas da consultoria PwC indicam que as crescentes expectativas em relação ao valor da tecnologia colocam uma pressão constante sobre os CIOs para fornecerem resultados mensuráveis. À medida que as empresas adotam novas mudanças empresariais impulsionadas pela tecnologia, a função da TI precisa adaptar as suas operações para atender as necessidades crescentes de competências e talentos tecnológicos relacionados.  

Os líderes de tecnologia estão equilibrando a infraestrutura de TI interna, as aplicações e as competências especializadas de que necessitam internamente com aquelas que são melhor adquiridas por meio de serviços gerenciados estratégicos.  

Por exemplo, uma empresa com vários sistemas ERP pode achar mais eficiente e econômico automatizar e gerenciar a segurança de aplicativos e controlar o monitoramento como um serviço, permitindo alocar os recursos internos em projetos mais estratégicos, como o uso da IA para impulsionar o negócio. 

 Um olhar para o futuro 

Como parte da transformação da infraestrutura de TI, é importante olhar também para dentro. É preciso avaliar se a empresa conta com as habilidades necessárias para orientar a estratégia de negócios que um CIO moderno precisa entregar.  

Provavelmente a equipe interna não conta com as habilidades necessárias para essa gestão. Você pode maximizar o ROI da infraestrutura de TI com a oferta de Serviços Gerenciados, otimizando as seguintes capacidades: 

Eficiência operacional 

 A TI é um elemento organizacional complexo: contar com uma equipe de especialistas do Serviço Gerenciado de Infraestrutura simplifica vários fluxos de trabalho na organização. O parceiro pode identificar e remover ineficiências dos processos de negócios, melhorar a colaboração e integrar informações isoladas, garantindo que todos na empresa possam acessar as ferramentas de que precisam. 

O parceiro irá se concentrar apenas em elevar seu perfil tecnológico. Quanto menos a equipe interna se esforçar com a TI, mais energia poderá investir em funções estratégicas, agregando valor adicional à organização. Os Serviços Gerenciados de Infraestrutura também podem ajudar a organização a reduzir a equipe e a infraestrutura interna de TI, oferecendo uma alternativa econômica, independentemente do tamanho da organização. 

Segurança cibernética 

A segurança cibernética é uma preocupação significativa para muitas organizações e a proteção de dados confidenciais é prioridade. Os Serviços de Segurança podem reduzir os riscos de ataques cibernéticos e criar planos robustos de resposta a incidentes para mitigar os danos de uma violação. Muitos provedores de serviços, como a Faiston, têm uma divisão de segurança cibernética dedicada, aproveitando as mais recentes tecnologias para se manterem à frente do cenário de ameaças em constante evolução. 

A vantagem de contar com provedores de serviços gerenciados é que eles podem integrar a tecnologia mais recente e proteger seus dados de forma proativa. Na Faiston, vamos além da segurança cibernética básica, oferecendo vários serviços adaptados às suas necessidades organizacionais, com gerenciamento de vulnerabilidades, PenTests e outras ações.   

Flexibilidade e escalabilidade 

Acompanhar o crescimento e as mudanças das necessidades dos clientes é essencial no atual cenário acelerado e competitivo. Um provedor de Serviços Gerenciados de Cloud, além de acompanhar a migração das aplicações e dados, pode fornecer flexibilidade e escalabilidade para atingir os objetivos de negócio.  

Quer a empresa precise expandir seus serviços para apoiar o crescimento ou simplificá-los para obter eficiência de custos, os serviços gerenciados podem facilitar essas mudanças com agilidade. Os especialistas em TI podem garantir que a sua infraestrutura de TI esteja alinhada com os objetivos da organização, aumentando o seu ROI. 

Expertise comprovada 

O acesso a uma equipe de profissionais experientes é um dos principais benefícios da parceria com um provedor de serviços gerenciados. Esses especialistas oferecem uma abordagem estratégica para gerenciar seus requisitos e possuem um conhecimento abrangente de infraestrutura de TI, segurança cibernética, Cloud, sempre atentos a inovações que gerem mais produtividade, eficiência e redução de custos. Seu provedor pode enfrentar seus desafios de TI, não importa quão complexos sejam, eliminando a necessidade de contratar e treinar pessoas internamente. 

Monitoramento proativo 

Provedores realmente comprometidos com os negócios do cliente usam as ferramentas mais recentes para monitorar os sistemas, permitindo detectar e resolver problemas antes que eles interrompam seus processos. Empregar correções em tempo real ajuda a manter a organização funcionando, minimizando o tempo de inatividade e garantindo produtividade consistente para aumentar a eficiência operacional. 

Redução dos tempos de parada 

O gerenciamento reativo da infraestrutura de TI geralmente significa que as falhas só são resolvidas depois que se tornam um problema real, o que leva ao tempo de inatividade e às despesas associadas. Os Serviços Gerenciados de TI adotam uma abordagem proativa. Essa visibilidade adicional significa que o CIO pode planejar o tempo de inatividade, se necessário, mantendo correções abrangentes nos horários de menor carga, minimizando interrupções e garantindo um desempenho consistentemente alto. 

Gestão do orçamento 

Quando a empresa firma uma parceria com o provedor, as primeiras discussões geralmente giram em torno da melhoria de infraestrutura de TI dentro de um orçamento gerenciável. Os serviços gerenciados fornecem uma estrutura de custos previsível, facilitando a gestão do orçamento de TI e permitindo um planejamento financeiro preciso para alocar recursos de maneira eficaz. 

Foco nos objetivos 

A parceria com um provedor significa que a equipe interna pode se concentrar em suas competências essenciais. Com um time de especialistas gerenciando a infraestrutura de TI, os recursos internos podem alocar mais tempo para iniciativas estratégicas. Os CIOs podem se concentrar na inovação e no crescimento, confiantes de que sua infraestrutura de TI oferece suporte aos seus objetivos. 

Ao alinhar os investimentos com os objetivos empresariais, priorizar iniciativas que gerem valor e permanecerem adaptáveis ​​face aos avanços tecnológicos, os CIOs podem não só maximizar o ROI da infraestrutura de TI, mas também terem um papel fundamental para o crescimento sustentado e a competitividade. 

Entre em contato com Faiston e confira como a parceria com um provedor de serviços gerenciados vai entregar um caso de sucesso na avaliação do ROI da infraestrutura de TI.