Escolhendo entre EDR e XDR: O que é melhor para sua segurança?

EDR e XDR

Qual é a melhor solução para manter os seus dados e ativos em segurança? Como escolher entre soluções EDR e XDR? A verdade é que as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, e impulsionam o desenvolvimento de novas abordagens de segurança cibernética.

As soluções de cibersegurança evoluíram de uma tecnologia básica de investigação e descoberta para soluções de análise comportamental que possibilitam detecção e resposta em tempo real, como a EDR e XDR. No entanto, para garantir a eficácia, elas também precisam proteger contra comportamentos incomuns que parecem inofensivos isoladamente, mas se tornam incidentes que precisam de uma resposta rápida depois que as detecções são correlacionadas e contextualizadas.

Essa abordagem de “detecção e resposta” engloba tecnologias que buscam fornecer mais visibilidade, capacidade de identificação e eficácia na resposta a ameaças em superfícies amplas de ataque. Como EDR e XDR soam parecidas, elas podem nos confundir. A principal diferença entre as soluções é que a XDR é a evolução natural da EDR, pois amplia suas capacidades.

Para entender melhor as semelhanças e diferenças entre as soluções EDR e XDR, e as vantagens de cada uma, fomos buscar a orientação de nossos parceiros Microsoft, WatchGuard e Cisco.

A importância de contar com soluções EDR e XDR

A sua equipe de segurança precisa ter cada vez mais visibilidade de todos os dispositivos utilizados pela força de trabalho. Mas endpoints, ou pontos de extremidade, que são dispositivos conectados a uma rede como tablets, smartphones, servidores, entre outros, são particularmente suscetíveis a ações mal-intencionadas e explorações, que podem ser tornar um grande risco para a segurança cibernética. A falha em detectar e responder proativamente às ameaças pode ter alto impacto legal, financeiro e operacional.

As soluções EDR e XDR são essenciais para uma eficiente estratégia de segurança. Usando recursos adaptativos de detecção de ameaças e tecnologia de Inteligência Artificial, esses sistemas podem reconhecer e responder automaticamente às ameaças antes que causem prejuízo.

Características das soluções EDR e XDR

EDR e XDR são duas principais soluções da tecnologia adaptativa de detecção e resposta a ameaças cibernéticas que ajudam as equipes a trabalharem com mais eficiência. A implementação de um sistema EDR ou XDR em sua pilha de segurança vai simplificar e acelerar o processo de localização e resposta a atividades suspeitas do sistema.

Agora, vamos entender os recursos das soluções EDR e XDR:

A EDR é projetada para monitorar e proteger dispositivos endpoints em escala. Seus recursos permitem encontrar e reagir rapidamente a comportamentos suspeitos e atividades mal-intencionadas no nível do ponto de extremidade.

Confira os principais recursos:

Monitoramento de ponto de extremidade: permite detectar em tempo real anomalias e desvios do sistema, monitorando cada dispositivo endpoint.

Resposta a incidentes: permite uma rápida recuperação de incidentes de segurança, como ataques DDoS, reduzindo tempo de inatividade.

Busca de ameaças: oferece uma busca proativa de sinais de ameaças sofisticadas que, de outra forma, poderiam ser indetectáveis, contribuindo para identificar e mitigar incidentes e ameaças avançadas em tempo hábil.

Detecção de ameaças: permite coletar e analisar continuamente dados de endpoints para identificar ameaças de forma consistente antes que possam escalonar e provocar prejuízos.

Correção de ameaças: permite abordar e resolver ataques, ameaças e vulnerabilidades após serem detectados. Oferece o recurso de colocar em quarentena e restaurar dispositivos afetados por malware, por exemplo.

Já a solução XDR é um sistema de segurança que fornece recursos abrangentes de detecção e resposta a ameaças em toda a sua pilha de segurança. A XDR ajuda as equipes a fornecerem abordagens holísticas com proteção eficiente contra ataques avançados.

Entenda os principais recursos da XDR:

Visibilidade total: permite monitorar a atividade e os comportamentos do sistema em diferentes camadas da pilha de segurança – endpoints, identidades, aplicativos em nuvem, e-mail e dados – para detectar rapidamente ameaças sofisticadas à medida que surgem.

Investigação e resposta unificada: permite consolidar dados de diferentes ferramentas, tecnologias e fontes de segurança em uma plataforma abrangente para detectar, responder e prevenir ameaças avançadas.

Segurança além dos pontos de extremidade: oferece proteção contra ameaças avançadas que os sistemas de segurança tradicionais podem não detectar, como ransomware.

Detecção e respostas automatizadas: permite descobrir e reagir mais rapidamente a ameaças, configurando ações predefinidas que são acionadas sempre que determinados parâmetros forem atendidos.

Análise de dados holística: permite criar um painel centralizado com dados de segurança e insights de diferentes domínios que ajudam a equipe a trabalhar com mais eficiência.

EDR e XDR também têm pontos de semelhança

Apesar das diferenças significativas em escopo e no foco, as soluções de EDR e XDR compartilham várias capacidades de SIEM (Gerenciamento de eventos e informações de segurança), incluindo:

Detecção de ameaças: as soluções EDR e XDR são projetadas para fornecer às organizações os recursos adaptativos de detecção de ameaças cibernéticas necessários para detectar ataques sofisticados.

Resposta a incidentes: qualquer uma das soluções pode responder rapidamente às ameaças cibernéticas depois que elas forem detectadas, ajudando as equipes a reduzir o tempo de espera.

Monitoramento em tempo real: embora o escopo da proteção seja diferente, as soluções EDR e XDR observam continuamente a atividade e os comportamentos do sistema para encontrar ameaças em tempo real.

IA e aprendizado de máquina: as soluções EDR e XDR usam tecnologia de IA generativa para impulsionar a detecção e resposta a ameaças em tempo real. Os modelos de IA e de machine learning permitem que esses sistemas monitorem, analisem e reajam continuamente a vários comportamentos do sistema.

Vantagens da solução XDR em relação à EDR

Implementar soluções EDR e XDR contribuem para uma melhor visibilidade, eficiência na detecção de ameaças e agilidade na resposta. Mas, como os sistemas XDR podem se conectar a outros ambientes de segurança além dos pontos de extremidade, a XDR tem várias vantagens importantes sobre a EDR, incluindo:

  • Visibilidade aprimorada em diferentes camadas da pilha de segurança
  • Detecção aprimorada de ameaças em vários domínios de segurança
  • Correlação e investigação simplificadas de incidentes
  • Melhor escalabilidade e adaptabilidade
  • Proteção contra ataques cibernéticos avançados, como ransomware

Avaliando melhor cada uma das opções, as soluções EDR e XDR otimizam de forma diferente a detecção e resposta a ameaças.

Os sistemas EDR podem ser implementados para otimizar a detecção e resposta a incidentes no nível do endpoints e:

  • Diminuir o tempo de espera para ameaças cibernéticas baseadas em endpoints
  • Monitorar com eficiência os dispositivos endpoint em escala
  • Melhorar a visibilidade do endpoints

Já as soluções XDR permitem:

  • Obter visibilidade abrangente de ameaças;
  • Facilitar a proteção em domínios e ambientes de segurança;
  • Orquestrar respostas a incidentes em diferentes ferramentas de segurança.

Mas como escolher entre EDR e XDR?

As empresas têm necessidades diferentes de segurança, dependendo do setor em que estão inseridas e normas que regem a privacidade dos dados. Por isso, no momento de escolher entre EDR e XDR como solução para detecção e resposta a ameaças, é importante:

  • Avaliar as necessidades e metas de segurança da organização;
  • Avaliar as restrições orçamentárias;
  • Considerar os recursos e as experiências necessárias para implementar uma das soluções;
  • Analisar o potencial impacto das soluções EDR e XDR na infraestrutura de segurança existente;
  • Contar com a consultoria de um provedor de Serviços de Segurança com a expertise necessária para avaliar a melhor opção.

Com a constante evolução do cenário de segurança cibernética, a previsão é de que as soluções XDR se tornem um componente cada vez mais importante das estratégias gerais de segurança das organizações, com novas tecnologias como IA, aprendizado de máquina e automação impulsionando ainda mais a inovação.

Mas, como os endpoints são um vetor de ataque popular para obter acesso à rede e a ativos confidenciais, as soluções EDR continuarão a ser uma parte crítica das soluções XDR.

Assim, qual é a melhor solução entre EDR e XDR? A resposta provavelmente está na possibilidade de aproveitar o melhor dos recursos das duas soluções.

Entre em contato com a Faiston e vamos juntos avaliar a melhor estratégia para segurança de seus endpoints.